As práticas docentes e a necessidade da renovação dos recursos pedagógicos nas aulas de Geografia

Autores

  • Maria Camila Nunes da Silva Universidade Estadual de Alagoas
  • Reynaldo Daivyd Lopes da Silva Universidade Estadual de Alagoas http://orcid.org/0000-0002-2621-335X
  • Maria Sonia Moura dos Santos Universidade Estadual de Alagoas
  • Claudionor de Oliveira Silva Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i2-735

Resumo

RESUMO: As práticas docentes com avanço da tecnologia e criação de tendências do atual período geram a necessidade da renovação dos recursos pedagógicos nas aulas de geografia. O objetivo principal é discutir a possibilidade renovação dos recursos pedagógicos necessárias as aulas de geografia. Os procedimentos metodológicos se dar de forma qualitativa com um embasamento teórico em leituras de escritores que discutem essa temática, como: Demo (2004), Trindade et al (2007) e Libâneo (2004). A coleta de dados foi através de aplicações de questionários aos professores e funcionários da escola para melhor detalhamento do objeto investigado. Foram utilizados fichamentos das principais obras para facilitar a construção do embasamento teórico evitando a necessidade da releitura. Os resultados revelam que existe uma necessidade de recurso adequados as demandas atuais, para melhor aproveitamento do ensino nas aulas de geografia. Porém a falta de recursos pedagógicos pode reduzir as possibilidades do fornecimento de aulas mais interativas. Conclui-se que, existe uma forte necessidade de investimento em recursos pedagógicas, estruturais e financeiros os professores.

PALAVRAS-CHAVE: Aprendizagem, dificuldades, aperfeiçoamento.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Camila Nunes da Silva, Universidade Estadual de Alagoas

Licenciada em geografia pela universidade estadual de Alagoas (UNEAL). Atua principalmente nos seguintes temas: Educação, cultura e meio ambiente atualmente é docente de geografia na rede municipal. Foi Integrante do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência coordenado pelo doutorando Clélio Cristiano dos Santos onde desenvolveu parte de suas pesquisas envolvendo o ensino de geografia. 

Reynaldo Daivyd Lopes da Silva, Universidade Estadual de Alagoas

Graduado em geografia (licenciatura plena) pela Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL - campus V. Integrante do Grupo de Estudos Territoriais - GETERRI, coordenado pelo professor Dr. Reinaldo Sousa. Participou do programa institucional de bolsa de iniciação á docência-PIBID do subprojeto: A Cidade no ensino de Geografia, coordenado pelo professor doutorando Clélio Cristiano dos Santos. Atualmente pesquisando, as dinâmicas territoriais das atividades do circuito inferior da economia urbana de União dos Palmares.

Maria Sonia Moura dos Santos, Universidade Estadual de Alagoas

Graduada da Universidade Estadual de Alagoas em plena licenciatura em geografia, integrante do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência coordenado pelo doutorando Clélio Cristiano dos Santos, curso normal completo pela Escola Estadual Rocha Cavalcante.

Referências

CARVALHO, M. G; BASTOS, J. A. S. L., KRUGER, E. L. A. Apropriação do conhecimento tecnológico. CEEFET-PR, 2000.

CAVALCANTE, L. S. Geografia, escola e construção de conhecimentos - ed. 16ª, Campinas, SP: Papirus, 1998. p.183.

DEMO, P. Desafios Modernos da Educação. 13º ed. Vozes. Petrópolis, 2004.

MORALES, P. A relação professor-aluno o que é, como se faz. Edições Loyola. São Paulo, Brasil, 1999. 167 p.

LIBÂNEO, José Carlos Organização e gestão de escola: teoria e prática. /Jose Carlos Libâneo.5.ed. revista e ampliada-Goiânia: Editora alternativa, 2004. 319 p.

Parâmetros Curriculares Nacionais: Geografia: 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental. Introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 2001.

PEIXOTO, A. J. (Org) Formação, profissionalização e prática docente. Editora da PUC, Goiás, 2009.

PRODANOV, C. C.; FREITAS E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. – 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

TRINDADE, G. A.; CHIAPETTI, R. J. N.(Org). Discutindo geografia: doze razões para se (re) pensar a formação do professor. Ilhéus: Editus, 2007.

KIMURA, shoko. Geografia no ensino básico: questões e propostas, Shoko Kimura.- 2 .ed.- São Paulo contexto, 2010

LEOPOLDO, L. P. - Novas Tecnologias na Educação: Reflexões sobre a prática. Formação docente e novas tecnologias. Maceió: Edufal, 2002.

Downloads

Publicado

2020-04-09

Como Citar

Silva, M. C. N. da, Silva, R. D. L. da, Santos, M. S. M. dos, & Silva, C. de O. (2020). As práticas docentes e a necessidade da renovação dos recursos pedagógicos nas aulas de Geografia. Diversitas Journal, 5(2), 1177–1185. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i2-735

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2