Um assentamento na Caatinga: lugar, representações e identidades
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i2-1132Resumo
RESUMO: Lugar de inspiração para diversas vertentes da cultura popular, a região conhecida como sertão nos remete a representações que por vezes focam em características específicas, que ganham aspectos de generalização de comunidades e identidades diversas: tristeza, penúria, sofrimento, secura, escassez e tantas outras surgem como intrínsecas aos sertanejos e das sertanejas. Mirando o sertanejo do Alto Sertão de Sergipe, que vive no Assentamento Florestan Fernandes, buscaremos especificar em alguns pontos dessa localidade e a presença humana, tendo como foco uma possibilidade de definição no conceito de Lugar referenciados em SANTOS (2008) com ênfase para os seres humanos, para então compreender de que maneira as Identidades pensadas a partir de TÍLIO (2009) se reconfiguram de forma constante e dialética na caatinga de Sergipe.
PALAVRAS-CHAVE: Território, Sertanejo, Memórias.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Fernando de Souza Cruz, Claudivan Santos Guimarães
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”