Sobre a Revista

Foco e Escopo

Objetivos científicos e cobertura temática

A Diversitas Journal é uma revista científica da Universidade Estadual de Alagoas e com foco e ênfase nas discussões referentes a Educação e Ensino; a Cultura, as Ciências Ambientais, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Exatas, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Economia, Administração e Desenvolvimento, Letras e Linguística, Zootecnia e Recursos Pesqueiros e Multidisciplinar. O periódico Diversitas Journal se propõe acompanhar o processo de desenvolvimento técnico-científico que proporcionará aos leitores de todos os públicos a reconhecer, identificar, analisar e estudar realidades e experiências diferenciadas. Na prática, viabilizará um leque de oportunidades, de entendimento e discussões no que se refere ao desenvolvimento de estudos voltados à prática da pesquisa e ao ensino, com a utilização de plataformas diferenciadas e atuais. A Diversitas Journal se declara aberta quanto à participação de autores alheios à instituição editora da revista.

Público-alvo

O público-alvo do periódico Diversitas Journal são professores, pesquisadores, profissionais e alunos de pós-graduação de disciplinas que se interessam por aspectos gerais interdisciplinar e multidisciplinar nas diferentes áreas do conhecimento Capes, CNPq.

Processo de Avaliação por Pares

O periódico Diversitas Journal exige a originalidade e o caráter inédito dos artigos e é dividida nas seguintes seções: Artigos Científicos (Pesquisas e revisões descritivas e integrativas); Resenhas/ Opinião, Entrevistas e Dossiês.

Inicialmente, a equipe editorial da Diverstas Journal verifica a adequação do trabalho submetido às Diretrizes para Autores e quanto a sua pertinência para a linha editorial.

Os artigos são encaminhados eletronicamente, de forma aleatória, as cegas, para os pares (tipo de revisão duplo-cega), cadastrados voluntariamente e espontaneamente como avaliadores, autores e leitores. Os trabalhos serão avaliados por pares de áreas e especialidades correlatas as áreas dos autores e seus respectivos artigos submetidos. Todas as publicações deverão receber no mínimo dois pareceres positivos ou com pedidos de ajustes pelos avaliadores pares, com a confirmação após correção de que foi atendido as sugestões dos avaliadores.

Os trabalhos não aprovados poderão ser submetidos novamente, caso seja feito correção sugerida pelos revisores, deixando claro no artigo que itens foram reescritos. Os trabalhos com erros de metodologia e sem mudanças das mesmas não poderão submeter.

A decisão final em relação aos pareceres é registrada e de responsabilidade da equipe editorial. 

Todos avaliadores têm formação Stricto sensu, são professores com vasta experiência em ensino e/ou pesquisadores renomados, com trabalhos publicados em suas áreas de atuação. A revista conta com a colaboração de avaliadores externos. Os avaliadores são convidados pela Equipe Editorial, através dos editores de seção, assim como também por chamadas abertas para esta finalidade no site do periódico em www.diversitasjournal.com.br ou no site da Universidade Estadual de Alagoas em www.uneal.edu.br

A média de tempo entre submissão e publicação é de 4 a 12 semanas.

Política de Seção

O periódico Diversitas Journal está organizado nos seguintes modalidades de trabalhos:

  • Artigos: Reúne manuscritos inéditos que apresentem resultados de pesquisa empírica ou teórica ou revisão crítica sistemática e integrativa da produção científica e acadêmica na área especifica de publicação.

  • Resenhas: Reúne manuscritos que apresentem leitura crítica de obras relevantes para a área que tenham sido publicadas nos últimos 2 anos.

  • Opinião: Reúne artigos de opinião sobre temas atuais de repercussão na área especifica escolhida.

  • Entrevistas: Reúne entrevistas inédita que apresentem contribuições relevantes para a area do estudo escolhido.

  • Dossiê: Reúne conjunto de artigos que abordam uma temática específica, concebido a partir de proposta recebida da comunidade acadêmica ou de chamada realizada pelos(as) editores(as).

Politica de Submissão

O material para publicação deverá ser encaminhado aos editores do periódico por via eletrônica. O autor deverá informar filiação (instituição de origem, unidade/centro/instituto, departamento, cidade, estado), endereço residencial, nome completo, telefone e e-mail para contato.

Exige-se que os trabalhos submetidos sejam inéditos e originais. Os editores de áreas/seção antes de enviarem os trabalhos aos avaliadores analisam o artigo em programa de antiplágio.A equipe de editores utiliza um software de detecção de plágio antes do manuscrito ser enviado à avaliação por pares e nenhum tipo de plágio é aceito pela revista, incluindo a publicação de trechos do próprio autor sem a adequada citação.  A Diversitas Journal segue as orientações do COPE para lidar com os casos em que o plágio é incorrido.

Após esta fase, serão encaminhados/submetidos aos pareceres dos membros do Conselho Editorial e Consultivo. As línguas nas quais eles poderão ser escritos são: Português, Inglês e Espanhol. Esses artigos deverão enquadrar-se, rigorosamente, às Normas APA com Template próprio Diversitas Journal, disponível nas Diretrizes para Aurores e deverão conter, basicamente:

Título;

Resumo (língua inglesa e em língua portuguesa e na língua em que for escrito);

Palavras-chave (Língua  inglesa, língua portuguesa e na língua em que for escrito);

Introdução;

Referencial Teórico (opcional)

Procedimentos Metodológicos;

Resultados e Discussões

Conclusões / Considerações finais;

Agradecimentos (Opcional)

Declaração de conflitos de interesse

Referências.

Diretrizes para Autores

As diretrizes, as recomendações gerais assim como os templates para submissão e os exemplos de formatação estão disponíveis nas Diretrizes para Autores da revista.

Periodicidade

A Diversitas Journal é uma revista científica da Universidade Estadual de Alagoas, com publicação Trimestral nos meses de Janeiro, Abril, Julho e Outubro, recebendo artigos em fluxo contínuo durante todo o ano.

Política de Acesso Livre

Este é um periódico científico de acesso aberto o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários têm permissão para ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor. Da mesma forma, não cobra dos autores nenhuma taxa ou encargo referente ao processo de submissão, avaliação, e edição.

Todos os trabalhos publicados na revista são licenciados sob uma Licença Creative Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) License. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e construam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada à revista. A licença permite o uso comercial.

Os autores têm a permissão para depositar todas as versões de seus artigos em um repositório institucional.

Esta declaração está de acordo com a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI) de acesso aberto.

Os trabalhos estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Política de Ética de publicação

A Diversitas Journal é uma revista revisada por pares comprometida em garantir os mais altos padrões de ética de publicação. Todas as partes envolvidas no ato de publicar (editores, autores, revisores e editora) devem concordar com padrões de comportamento ético. Declaramos os seguintes princípios de Ética de Publicação e Declaração de Má Prática de Publicação com base no Código de Conduta e Diretrizes de Melhores Práticas para Editores de Revistas do Comitê de Ética em Publicação – COPE (disponível em COPE: Comitê de Ética em Publicação | Promovendo a integridade em pesquisas acadêmicas e sua publicação (publicationethics.org)).

O periódico Diversitas Journal permite que o (s) autor (es) mantenham o copyright de seus artigos sem restrições, sendo responsáveis por toda informação de seus artigos. Os direitos autorais são dos autores, com permissão de publicação a revista, autorizada pelo ato da submissão e assinatura de seu termo e declaração de autoria e cessão.

Os artigos com mais de um autor devem apresentar a contribuição específica de cada autor. A Diversitas Journalatua em consonância com a CRedit (Contributor Roles Taxonomy) que é mantido pelo Consortia for Advancing Standards in Research Administration Information (CASRAI). O CRediT considera 14 diferentes papéis de autoria ou contribuição: Administração do Projeto, Análise Formal, Conceituação, Curadoria de Dados, Escrita – Primeira versão, Revisão e Edição - , Investigação, Metodologia, Obtenção de Financiamento, Recursos, Software, Supervisão, Validação e Visualização. Cada autor(a) deverá apresentar, no formulário específico, qual(is) a(s)sua(s) contribuição(ões) na escrita do manuscrito.

Política de Verificação de Plágio 

O periódico Diversitas Journal não publicará artigos com indícios de plágio, sendo que em caso de confirmação os artigos serão excluídos, caso seja necessário, poderá denunciar por fraudes de acordo com as leis internacionais em vigor. É obrigatório o uso de programa de verificação de plágio pelo autor antes do envio do artigo e também os avaliadores e editores deverão, na fase de avaliação, a qualquer momento obrigatoriamente submeter artigos aos programas de verificação de plágio, procedendo pedido de revisão ou rejeição completa de artigos com indícios de plágios. A Diversitas Journal segue as orientações do COPE para lidar com os casos em que o plágio é incorrido.

Apoiadores

O periódico Diversitas Journal foi contemplado com o Edital Fapeal Nº 9/2018 e Edital Fapeal Nº 07/2020, Apoio à Editoração e Publicação de Periódicos Científicos.

A Universidade Estadual de Alagoas, participa do pagamento de despesas de hospedagem em nuvem e outras despesas de manutenção.

O periódico aceita doações espontâneas dos autores.

Histórico da revista

O periódico Diversitas Journal surgiu em 2015 com a parceria do Instituto Federal de Alagoas, através da demanda de publicações do Enccult ( Encontro Científico Cultural), onde o seu organizador Prof. Dr. José Crisólogo de Sales Silva, Professor Titular da Uneal em parceria com a pró-reitor de pesquisa do Instituto Federal de Alagoas IFAL, Prof. Carlos Henrique, decidem experimentar as publicações dos Anais do Enccult e em seguida o periódico Diverstas Journal. O Enccult que já tinha uma característica multidisciplinar, interdisciplinar e poli-universidade (Uneal, Ifal, Cesmac e Ufal), vem com uma revista formada por estas demandas e se abre a demandas espontâneas externas a sua unidade de Editora. Assim inicia sua história com um compromisso em divulgar a ciência no Brasil e mundo.

Em 2016 publicou o volume 1 com três números, que seguiu quadrimestral até o volume 4. Em 2020 passou a publicar trimestralmente, sendo o seu último volume completo publicado em 2021 com quatro números. Em 2022, ad continuo, pretende-se dar continuidade com o volume 7 com 4 números. Publicações em Janeiro, Abril, Julho e Outubro.

A partir de 2018, o periódico foi vinculado ao Programa de Pós-graduação Desenvolvimento Territorial e Cultura, sendo também pertencente a Editora da Universidade Estadual de Alagoas, Eduneal, desde sua fundação.

Nos últimos três volumes foram publicados também Dossiês em vários temas e áreas, aumentando as possibilidades de tratar temas específicos dentro da conjuntura atualizada do país e mundo.

Arquivamento dos artigos

A Diversitas Journal tem habilitada as opções de arquivamento (LOCKSS e CLOCKSS) que permite armazenar e distribuir o conteúdo da revista em bibliotecas participantes.

Protocolo de interoperabilidade

O periódico Diversitas Journal segue padrões e protocolos de integração/interoperabilidade por meio do Open Archives Iniciative Protocol for Metadata Harvesting (OAI-PMH): https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/oai.

Fator de Impacto:

JIFACTOR: 3,01 http://www.jifactor.org/journal_view.php?journal_id=3523

CiteFactor: 1,10 https://www.citefactor.org/impact-factor/impact-factor-of-journal-Diversitas-Journal.php

Internacional Scientific Idexing   https://isindexing.com/isi/journaldetails.php?id=13204