Youth in Nation-Building

A Qualitative Study on National and Local Participation in Socio-Political Issues among Students

Autores

  • Ghea Lennette Calawa Universidade de Baguio
  • Earl Jhoen Decuzar Universidade de Baguio
  • Dean Genesis Terrible Universidade de Baguio
  • Vina Mae Alubong Universidade de Baguio

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v8i3.2675

Palavras-chave:

Civic Engagement, Nation-Building, Socio-Political Issues, Volunteerism, Youth Participation

Resumo

A participação da juventude em questões sociopolíticas nos tempos modernos está aumentando gradualmente, e os efeitos disso na construção da nação são bem observados, especialmente quando se trata de mudança e progresso. Os principais objetivos deste estudo são identificar as instâncias em que os alunos participam, determinar como os alunos se envolvem, entender a força motriz da participação dos jovens, entender a(s) experiência(s) dos alunos e determinar as possíveis causas pelas quais os jovens não participam. não participar de questões sócio-políticas nacionais e locais. Por meio do uso de entrevistas com informantes-chave e discussões de grupos focados, os pesquisadores descobriram que os participantes se envolveram e participaram de diferentes questões sociopolíticas em escala nacional ou local, como engajamento cívico, voluntariado, formulação de políticas, ingresso no setor trabalhista, salvaguardar e preservar a soberania nacional, o impulso da informação para combater a discriminação cultural e a desinformação, e outros. Constatou-se também que a preferência pelos meios sociais e métodos convencionais foram utilizados pelos participantes na sua participação, dependendo do seu público-alvo e da área específica onde iriam participar. Além disso, foi revelado que o desinteresse pelos jovens, a falta de incentivo dos líderes comunitários e a falta de formas de empoderar os jovens devido à falta de plataformas são motivos pelos quais os jovens não participam de atividades sócio-políticas. Por fim, este estudo constatou que os participantes estão ansiosos para participar para obter autoconsciência e conhecimento. E o apoio do governo e de diferentes instituições é necessário para aumentar a consciência dos jovens quando se trata de questões sócio-políticas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ghea Lennette Calawa, Universidade de Baguio

Vinculada à Universidade de Baguio, Filipinas.

Earl Jhoen Decuzar, Universidade de Baguio

Vinculada à Universidade de Baguio, Filipinas.

Dean Genesis Terrible, Universidade de Baguio

Vinculada à Universidade de Baguio, Filipinas.

Vina Mae Alubong, Universidade de Baguio

Vinculada à Universidade de Baguio, Filipinas.

Referências

Ace. (2022). The Electoral Knowledge Network. Youth participation in the political process. Retrieved from https://aceproject.org/ace-en/topics/yt/yt10/yt210/the-importance-of-youth-participation-in-formal-political-process

Amnesty International. (2022). Indigenous Peoples: Overview. https://www.amnesty.org/en/what-we do/indigenous-peoples/

Branson, C., et.al. (2015). Middle leadership in higher education: A relational analysis. Educational Management Administration & Leadership, 44 (1), 1-18. https://doi:10.1177/1741143214558575

Dioso, M. (2019). Political awareness and participation of Public Administration students of Occidental Mindoro State College. SSRN Electronic Journal. https://doi.org/10.2139/ssrn.3702100

Gonzales, C. (2019, May 30). PNP records 22 cases of cyberbullying since 2017. INQUIRER.net. Retrieved October 21, 2022, from https://newsinfo.inquirer.net/1125015/pnp-records-22-cases-of-cyberbullying-since-2017

Hernández-Torrano, D., et.al. (2020). Mental health and well-being of university students: A Bibliometric mapping of the literature. Frontiers in Psychology, 11. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2020.01226

Johari, M. (2021). Development of patriotism among multiethnic youths at commemorative heroic site. International Journal of Academic Research in Business and Social Sciences, 11(9). https://doi.org/10.6007/ijarbss/v11-i9/10763

NBCI Trust. (n.d.). National Black Information Trust. Cultural Misinformation and Disinformation. https://nbcit.org/cultural-misinformation-and-disinformation/

Onda, J. (2018, April 20). A review on the political awareness of senior high school students of St. Paul University Manila. Academia.edu. Retrieved May 17, 2022, from https://www.academia.edu/36450710/

The United Nations. (n.d.). Youth, Governance and Participation – Major issues. United Nations Youth. https://www.un.org/esa/socdev/documents/youth/fact-sheets/youth-political-participation.

Tsekoura, M. (2019, January). Debates on youth participation: From citizens in preparation to active social agents. Revista Katálysis. Retrieved October 15, 2022, from https://www.scielo.br/j/rk/a/qjDmgTPMBKN9DqDHQkhwpkw/?lang=en

Tzankova, I. & Cicognani, E. (2019). Youth participation in psychological literature: A semantic analysis of scholarly publications in the psycinfo database. Europe’s Journal of Psychology, 15(2), 276–291. https://doi.org/10.5964/ejop.v15i2.1647

United Nations. (2018, June 5). Beyond 2030: Youth Taking Charge of the Environment | Youth Flash Newsletter. Retrieved October 18, 2022, from https://www.un.org/development/desa/youth flash/feature/2018/06/beyond-2030-youth-taking-charge-of-the-environment/

United Nations. (2020, April 27). Security Council Open VTC Towards the 5th Anniversary of the Youth, Peace and Security Agenda: Accelerating Implementation of Resolutions 2250 and 2419 | Philippines. UN.int. https://www.un.int/philippines/statements_speeches/security-council-open-vtc-towards-5th-anniversary-youth-peace-and-security

United Nations. (n.d.). Chapter 5. Youth & the Environment [Online]. In Youth Environment (pp. 131–135). https://www.un.org/esa/socdev/unyin/documents/ch05.pdf

Verba, S. (2015). Reflections on “The Civic Culture” and “The Civic Culture Transformed” [Review of The Civic Culture Transformed: From Allegiant to Assertive Citizens, by R. J. Dalton & C. Welzel]. Perspectives on Politics, 13(4), 1084–1086. http://www.jstor.org/stable/43866818

Downloads

Publicado

2023-07-03

Como Citar

Calawa, G. L., Decuzar, E. J., Genesis Terrible, D., & Alubong, V. M. (2023). Youth in Nation-Building: A Qualitative Study on National and Local Participation in Socio-Political Issues among Students. Diversitas Journal, 8(3), 2762–2775. https://doi.org/10.48017/dj.v8i3.2675