Inclusão na perspectiva da educação básica pública: desafios e possibilidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48017/Diversitas_Journal-v6i3-1881

Resumo

RESUMO: A educação na perspectiva da inclusão, ainda representa um desafio complexo, especialmente, pelos problemas enfrentados no sistema público. O principal objetivo deste estudo foi discutir o processo de inclusão escolar e sua relação com os desafios da prática docente na perspectiva da educação básica pública no Brasil. Trata-se de uma revisão de literatura narrativa, que adota a técnica de pesquisa bibliográfica e documental. Verificou-se que a inclusão escolar busca a educação para todos em um mesmo contexto, isso não representa a normalização da diferença, mas o entendimento dela como diversidade. Nesse contexto, fatores como: superlotação das salas de aula; insuficiência de materiais didáticos, acessibilidade arquitetônica e pedagógica; despreparo docente e inexecução das políticas públicas ainda são desafios na educação básica pública, determinantes do descumprimento dos princípios da Educação Inclusiva. Torna-se, portanto, caminho para a superação desses impasses a revisão dos currículos e projetos políticos pedagógicos, maiores investimentos financeiros para suprir as demandas, reestruturação das políticas públicas em consonância com a realidade das regiões, formação de professores, a criação de ferramentas para aprimorar o trabalho docente e, sobretudo a mudança de atitudes no reconhecimento e valorização do ser humano. Ela envolve a sociedade como um todo e necessita de condições específicas para ser colocada em prática, dentre tantas: a valorização da educação como prática de liberdade, o reconhecimento da diferença como potencial e o esforço coletivo na adequação de oportunidades de desenvolvimento.

PALAVRAS-CHAVE: Escola, Políticas públicas, Prática docente.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Taiane Aparecida Ribeiro Nepomoceno, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE

Mestra em Ciências Ambientais pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Bióloga pelo Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz. Também é graduada em Pedagogia pela Universidade Paranaense - UNIPAR e em Letras/Língua Portuguesa pela ISEED. Especialista em Educação Especial e Educação do Campo pela Universidade Cândido Mendes. Pós graduada em Atendimento Educacional Especializado (AEE) pela Faculdade Eficaz. Especialista em Docência e Gestão do ensino superior pela Universidade Paranaense- UNIPAR. Em 2014 atuou como docente voluntária pela SEED, em turmas de Educação de jovens e adultos. Atuou em 2017 e 2018 como professora de Ciências e Biologia no Colégio Estadual Osório Duque Estrada no município de Diamante do Sul - PR e nos Colégios Duque de Caxias e Amâncio Moro em Corbélia - PR. Atualmente é Assistente de Pesquisa Agrícola da empresa Corteva Agriscience, estação de Toledo-PR. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ciências Ambientais (GEPECIA) da UNIOESTE. Possui ampla experiência em revisão, correção e auxílio na escrita de textos técnicos e científicos.

Irene Carniatto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE

Docente e pesquisadora na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE

Downloads

Publicado

2021-08-09

Como Citar

Nepomoceno, T. A. R., & Carniatto, I. . (2021). Inclusão na perspectiva da educação básica pública: desafios e possibilidades. Diversitas Journal, 6(3), 3518–3534. https://doi.org/10.48017/Diversitas_Journal-v6i3-1881