Inclusão na perspectiva da educação básica pública: desafios e possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.48017/Diversitas_Journal-v6i3-1881Resumen
RESUMO: A educação na perspectiva da inclusão, ainda representa um desafio complexo, especialmente, pelos problemas enfrentados no sistema público. O principal objetivo deste estudo foi discutir o processo de inclusão escolar e sua relação com os desafios da prática docente na perspectiva da educação básica pública no Brasil. Trata-se de uma revisão de literatura narrativa, que adota a técnica de pesquisa bibliográfica e documental. Verificou-se que a inclusão escolar busca a educação para todos em um mesmo contexto, isso não representa a normalização da diferença, mas o entendimento dela como diversidade. Nesse contexto, fatores como: superlotação das salas de aula; insuficiência de materiais didáticos, acessibilidade arquitetônica e pedagógica; despreparo docente e inexecução das políticas públicas ainda são desafios na educação básica pública, determinantes do descumprimento dos princípios da Educação Inclusiva. Torna-se, portanto, caminho para a superação desses impasses a revisão dos currículos e projetos políticos pedagógicos, maiores investimentos financeiros para suprir as demandas, reestruturação das políticas públicas em consonância com a realidade das regiões, formação de professores, a criação de ferramentas para aprimorar o trabalho docente e, sobretudo a mudança de atitudes no reconhecimento e valorização do ser humano. Ela envolve a sociedade como um todo e necessita de condições específicas para ser colocada em prática, dentre tantas: a valorização da educação como prática de liberdade, o reconhecimento da diferença como potencial e o esforço coletivo na adequação de oportunidades de desenvolvimento.
PALAVRAS-CHAVE: Escola, Políticas públicas, Prática docente.
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Taiane Aparecida Ribeiro Nepomoceno, Irene Carniatto
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”