As bases do conhecimento de Geografia para o ensino no Pibid, UFCG, Cajazeiras-PB
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v8i1.2214Palavras-chave:
Pibid, Formação de professores, Análise do discurso, Ensino de GeografiaResumo
Este artigo analisa o subprojeto de Geografia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Cajazeiras-PB, mediante o Edital da Capes nº 61/2013, que durou entre os anos de 2014 e 2018. Para isso, realizou-se entrevista com quatro alunos bolsistas do Pibid (alunos do curso de licenciatura em Geografia), duas professoras supervisoras (professoras da Educação Básica) e uma coordenadora de área (professora da UFCG do curso de Geografia). Destarte, o presente estudo tem como objetivo investigar a mobilização do conhecimento de Geografia para o ensino no processo de formação dos alunos bolsistas do Pibid. Recorre-se aqui aos procedimentos metodológicos da análise do discurso. Em primeiro lugar, verificam-se as formações discursivas, diretrizes formativas apresentadas pelo Pibid e de pesquisas referentes ao subprojeto de Geografia; posteriormente, parte-se para análise das formações imaginárias presentes no discurso dos sujeitos entrevistados acerca do conhecimento geográfico voltado ao ensino. Conclui-se que mesmo com as diretrizes pedagógicas e epistemológicas de base interacionista e dialética (práxis) do programa, ainda são presentes erros ou más compreensões sobre o ensino de Geografia. Assim, persiste um ensino fragmentado, mnemônico e acrítico. Apesar disso, a contextualização dos tópicos de ensino às experiências de vida dos alunos da escola constitui as principais ferramentas para se ensinar Geografia e formar para a cidadania.
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