A noção de afetividade para professores da Educação Infantil

Autores

  • Maria Eduarda Balbino da Silva Universidade Estadual de Alagoas
  • Graciele Oliveira Faustino Universidade Estadual de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v8i3.2492

Palavras-chave:

Afetos, Ensino, Resposta

Resumo

Este trabalho relata uma pesquisa de campo qualitativa que teve por objetivo investigar a representação de afetividade na Educação Infantil, por parte de professoras. Para tanto, realizou-se uma  entrevista semiestruturada que se constituiu com a participação de 11 professoras de uma instituição de ensino da Educação Infantil, de Palmeira dos Índios-AL. Respaldando-se teoricamente para a pesquisa, foram consultados os escritos de Freire (1997), Foucault (2006), Hall (2016) Carvalho (2019), entre outros, a fim de coadunar as ideias às perspectivas abordadas. A pesquisa conduziu-se pela inspiração na análise do discurso, de orientação foucaultiana, nas quais foram destacadas as invariabilidades, afastamentos e regularidades, presentes em narrativas das professoras. Tecemos também um diálogo com os Estudos culturais, observando como o conceito de afetividade está atravessado por relações culturais. Por meio da busca evidenciamos aspectos que podem dificultar o estabelecimento de vínculos afetivos, a começar dos saberes às concepções, como que tratamos em formação a afetividade e o que se espera do conceito para abordagem do desenvolvimento e aprendizagem em sala de aula. Assim, espera-se com este trabalho, contribuir para pesquisas em educação, nas quais atentamos para as práticas discursivas e, desse modo, problematizamos a formação dos vínculos afetivos e suas reverberações no âmbito educacional.

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Biografia do Autor

Maria Eduarda Balbino da Silva, Universidade Estadual de Alagoas

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL).

Graciele Oliveira Faustino, Universidade Estadual de Alagoas

Vinculada à Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL).

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Publicado

2023-07-03

Como Citar

Balbino da Silva, M. E., & Oliveira Faustino, G. (2023). A noção de afetividade para professores da Educação Infantil. Diversitas Journal, 8(3), 2572–2588. https://doi.org/10.48017/dj.v8i3.2492

Edição

Seção

Educação e Ensino