Eficácia Legislativa: O desempenho legislativo dos representantes do 16º Congresso das Filipinas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v10ispecial_1.3170

Palavras-chave:

Formulação de políticas, método qualitativo, legislação, projetos de lei, modelo de eficácia

Resumo

O desempenho legislativo dos formuladores de políticas orienta os eleitores para escolhas eleitorais informadas. No entanto, a falta de investigação empírica sobre a eficácia legislativa dos membros da Câmara dos Representantes nas Filipinas sujeitou os eleitores a dependerem de relatórios 'auto-legislativos' entre os incumbentes que buscam a reeleição. Este estudo tem como objetivo determinar a eficácia legislativa dos membros da Câmara do 16º Congresso usando seus projetos de lei de autoria primária. Utilizando o Modelo de Eficácia Legislativa (MEL), os projetos de lei patrocinados são ponderados e calculados para se tornarem o Escore de Eficácia Legislativa (EEL) individual de cada membro. O estudo investigou ainda variáveis que afetam a eficácia legislativa dos representantes da Câmara. Os resultados revelaram que durante o 16º Congresso, os membros da Câmara apresentaram uma média de 24 projetos de lei durante o mandato de três anos. Além disso, a eficácia legislativa de cada membro é melhorada pela presidência de comitês legislativos, seja permanentes ou especiais. O estudo concluiu que a Câmara dos Representantes do 16º Congresso é composta por formuladores O desempenho legislativo dos formuladores de políticas orienta os eleitores para escolhas eleitorais informadas. No entanto, a falta de investigação empírica sobre a eficácia legislativa dos membros da Câmara dos Representantes nas Filipinas sujeitou os eleitores a dependerem de relatórios 'auto-legislativos' entre os incumbentes que buscam a reeleição. Este estudo tem como objetivo determinar a eficácia legislativa dos membros da Câmara do 16º Congresso usando seus projetos de lei de autoria primária. Utilizando o Modelo de Eficácia Legislativa (MEL), os projetos de lei patrocinados são ponderados e calculados para se tornarem o Escore de Eficácia Legislativa (EEL) individual de cada membro. O estudo investigou ainda variáveis que afetam a eficácia legislativa dos representantes da Câmara. Os resultados revelaram que durante o 16º Congresso, os membros da Câmara apresentaram uma média de 24 projetos de lei durante o mandato de três anos. Além disso, a eficácia legislativa de cada membro é melhorada pela presidência de comitês legislativos, seja permanentes ou especiais. O estudo concluiu que a Câmara dos Representantes do 16º Congresso é composta por formuladores de políticas que são, em média, eficazes em promover preferências políticas no processo legislativo e em leis.de políticas que são, em média, eficazes em promover preferências políticas no processo legislativo e em leis.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Joanna Marie Baroman, Cebu Normal University. Cebu City, Philippines

0009-0005-1197-5940; Cebu Normal University. Cebu City, Philippines. baromanjm@cnu.edu.ph

Referências

Berry , C. R., & Fowler, A. (2018). Congressional committees, legislative influence, and the hegemony of chairs. Journal of Public Economics, 158(February 2018), 1-11. https://doi.org/10.1016/j.jpubeco.2017.12.002

Binder, S. A., & Smith, S. S. (2020). The selection of legislation in the U.S. House of Representatives: The importance of legislative productivity. Legislative Studies Quarterly, 45(2), 219–250.

Bonica, A., Chilton, A. S., Rozema, K. T., Sen, M., & Yoder, J. A. (2020). "Why Hasn't Democracy Slowed Rising Inequality?" Journal of Economic Perspectives, 34(1), 39–61.

Center for Effective Lawmaking. (2024). Methodology. Methodology – Center for Effective Lawmaking (thelawmakers.org).

Cox, G. W. (2020). "The Efficient Secret: The Cabinet and the Development of Political Parties in Victorian England." Cambridge University Press.

Cox, G., & McCubbins, M. (1993). Legislative leviathan: party government in the House. Berkeley: University of California Press.

Dropp, K., & Peskowitz, Z. (2012 ). Electoral Security and the Provision of Constituency Service. The Journal of Politics 74 (1), 220-234.

Garcia, A. P., & Lee, S. H. (2024). Congress and Public Policy: The Legislative Branch's Influence on Policy Outcomes. American Journal of Political Science, 68(2), 283-298. doi:10.1111/ajps.12589

Hansen, E., & Treul, S. (2024, August 24). Prior Experience and State Legislative Effectiveness. Https://Thelawmakers.org/. Retrieved January 22, 2025, from https://thelawmakers.org/wp-content/uploads/2024/09/Hansen_Treul_2024_CEL_Working_Paper.pdf

Jones, C. J., & Rodriguez, A. (2019). Bill sponsorship and ideological congruence in the Philippine Congress. Philippine Political Science Journal, 40(2), 165-182.

Jones, R. L., & Davis, E. P. (2021). Legislative Power and Policy Making: The Role of the Legislative Branch in Contemporary Governance. Journal of Politics, 83(2), 345-362. doi:10.1086/712345

Kawanaka, T. (2010). Interaction of Powers in the Philippines. IDE Discussion Paper No. 233

Levitt, J., & Rogers, M. (2020). The Limited Impact of Electoral Security on Legislative Performance. American Politics Research, 48(6), 689-713. doi:10.1177/1532673X19899648

Lewallen, J. (2020). Booster seats: New committee chairs and legislative effectiveness. The Journal of Legislative Studies, 26(4), 495-552. https://doi.org/10.1080/13572334.2020.1771890

Mayhew, David R. 1974. Congress: The Electoral Connection. Yale University Press.

Miquel , G. P., & Snyder, J., Jr (2006). Legislative Effectiveness and Legislative Careers. Legislative Studies Quarterly, 31(3), 347-381. https://www.jstor.org/stable/40263391

Panao, A. (2016). “Does the upper house have the upper hand?: Bicameral incongruence in the Philippine Congress and its impact on the president’s legislative success”. Project No. 151506 PhDIA funded by a PhD incentive grant by the University of the Philippines Diliman Office of the Vice Chancellor for Research and Development.

Panao, A. (2017). How Political Entrenchment Dilute the Quality of Public Policy in the House of Representatives. Draft, for presentation at the 3rd International Conference on Public Policy, Lee Kuan Yew School of Public Policy, National University of Singapore.

Panao, R. A. (2019). Electoral persistence and the quality of public policies: evidence from the dynamics of lawmaking in the Philippine House of Representatives, 1992-2016. Taylor and Francis Online .

Rappler.com. (2013, March 7). Chiz's mom to run for Congress. Retrieved from https://www.rappler.com: https://www.rappler.com/nation/politics/elections- 2013/13803-chiz-s-mom-to-run-for- congress

Ramirez, S. M., & Patel, N. R. (2022). Shaping Policy: The Legislative Branch and Its Influence on Public Policy. Policy Studies Journal, 50(1), 120-138. doi:10.1111/psj.12495

Republic of the Philippines House of Representatives. (2018.06.06). Legislative Information System. https://www.congress.gov.ph/legis/

Schickler, E., & Pearson, K. (2021). The Brokering Role of Party Leaders in Committee Assignments and Agenda Setting in the U.S. House of Representatives. Journal of Politics, 83(1), 249-263. doi:10.1086/711760

Volden, C., & Wiseman, A. E. (2020). Measuring Legislative Effectiveness: A Comparative Study of Alternative Approaches.

Wiseman, A., & Craig, V. (2021, March 27). Legislative Effectiveness and the Waning Powers of Committee Chairs. Https://www.Vanderbilt.edu/. Retrieved December 22, 2025, from https://www.vanderbilt.edu/unity/2021/03/27/legislative-effectiveness-and-the-wa

Downloads

Publicado

2025-02-07

Como Citar

Baroman, J. M. (2025). Eficácia Legislativa: O desempenho legislativo dos representantes do 16º Congresso das Filipinas. Diversitas Journal, 10(special_1). https://doi.org/10.48017/dj.v10ispecial_1.3170