Análise descritiva do custo de implantação de palma forrageira em plantio de sequeiro no Semiárido alagoano: Um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i2-787Resumo
RESUMO: No Semiárido Nordestino a agricultura familiar apresenta uma relação entre terra, trabalho e família. Os processos de produção se estruturaram historicamente de forma empírica sem uma presença efetiva da assistência técnica para produção agropecuária. Alagoas representa 72% da mão de obra ocupada no meio rural, tradicionalmente com a cultura de não fazer uso de escrituração como ferramenta de gestão. Sua falta é um entrave e camufla os reais custos de implantação dos sistemas agropecuários, incluindo os de implantação de palmais. Visando tais fatores, objetivou-se realizar uma análise descritiva do custo de implantação de palma forrageira (Napolea cochenillifera) em sistema adensado em uma propriedade familiar. Foram mensurados os custos com: Aplicação de esterco, gradagem, coveamento, sementes, distribuição, cobertura e duas limpas e mensuração do custo da mão de obra. Os resultados apontam a aquisição das sementes compõem os custos de maior oneração em detrimento das demais. A realidade analisada não apresenta variação distante para outras espacialidades relatadas na bibliografia. A realização de levantamento de custos produtivos e posteriormente uma comparação com a literatura possibilita ao produtor, saber o real valor do seu trabalho, ajudando a tomar decisões.
PALAVRAS-CHAVE: Campesinato, Gestão, Napolea cochenillifera.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Deneson Oliveira Lima, Cleyton de Almeida Araújo, Lenivaldo Manoel de Melo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”