Caracterização biométrica de frutos e sementes de cagaita (Eugenia dysenterica DC.) na região sul do Piauí, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i3-873Resumo
Objetivou-se neste estudo caracterizar a diversidade genética de uma população natural Eugenia dysenterica DC, no sul do Piauí, a partir das características morfológicas dos frutos e sementes. Foram avaliadas sete características fenotípicas para 200 frutos e estimada a diversidade de 10 indivíduos adultos. Os dados biométricos foram analisados por meio de estatísticas univariadas e os desvios da normalidade dos dados foram confirmados pelo teste de Lilliefors, para uso da correlação não paramétrica de Spearman. A divergência genética entre os indivíduos observada foi baseada no dendrograma, por meio da matriz de distância euclidiana média, que foi obtida a partir dos valores das variáveis biométricas. Em relação à assimetria, ocorreu distribuição à esquerda para as variáveis: peso dos frutos, da polpa e casca. As demais variáveis apresentaram valores positivos. O número de sementes por fruto e o peso da polpa e casca evidenciaram uma medida de curtose menor que a da distribuição normal, sendo K < 3. De acordo com o dendrograma que avaliou a semelhança entre os indivíduos quanto às características biométricas, observou-se maior similaridade entre os indivíduos 1 e 3, com máxima dissimilaridade entre os indivíduos 7 e 8. A maioria das correlações entre as variáveis biométricas não foi significativa, exceto entre o peso do fruto e peso da semente; peso do fruto e peso da polpa e casca; peso da semente e número da semente. Os resultados obtidos neste estudo foram relevantes, pois servirão de subsídios para estudos relacionados ao pré-melhoramento e conservação genética da espécie.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Marcones Ferreira Costa, Felix Loian Borges da Paz, Amando Oliveira Matias, Michelli Ferreira dos Santos, Wilson Vitorino Assunção Neto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”