Comércio e serviço na cidade pequena: estudo de caso sobre Olho d’Água das Flores-Alagoas.
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i1-1000Resumo
RESUMO: A cidade de Olho d’Água das Flores, localizada no sertão alagoano, assim como muitas cidades do Brasil, é classificada como cidade pequena, e sua população se utiliza e necessita dos mais variados serviços e comércio oferecidos na cidade. Isto posto, este trabalho teve por finalidade analisar o processo de diversificação de comércio na cidade de Olho d’Água das Flores por meio da análise dos fixos espaciais, para, assim, oportunizar a aproximação da compreensão de outra escala de análise, observando-se desigualdades, processos e agentes que contribuem para a formação de espaços singulares e articulados em lógicas globais. Para tanto, foi coletada uma série de dados/informações através de observações de campo, aplicação de questionários com relação ao comércio e seu desenvolvimento e entrevistas, junto à revisão de literatura acerca da importância das cidades pequenas, do comércio e da cidade local. A partir disso, foi possível obter como resultados gráficos relacionados à visão dos comerciantes e dos consumidores acerca das cidades pequenas e do comércio de maneira geral, e, além disso, houve a comparação, por meio de uma lista de verificação, dos dados de serviços bancários, alimentícios e de comunicação das cidades de Olho d’Água das Flores e Santana do Ipanema.
PALAVRAS-CHAVE: Desenvolvimento, Diversificação, Dinâmica Comercial.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Williany Amorim de Oliveira, Joana Vitória Agra Santos, Nathália Shayane Ferreira Abreu, Samara Conceição Ferreira da Silva, Lhawenne Santana Vieira , Matteus Freitas de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”