Segregação urbana na cidade de Major Izidoro: o caso do Bairro de Fátima em comparação com o loteamento Terra do Leite
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i1-1011Resumo
RESUMO: O trabalho consistiu em avaliar a segregação urbana na cidade de Major Izidoro - Alagoas, analisando os casos do Bairro de Fátima e do loteamento Terra do Leite nas variações de suas paisagens urbanas marcadas pela segregação. O estudo foi embasado na metodologia de Silva et al (2017) e Oliveira et al (2017) que a partir de dados primários analisaram a atuação dos agentes produtores e a geração de áreas desiguais em cidades pequenas. A revisão de literatura nos ajudou a compreender as questões sociais e econômicas de ambos os bairros, além da sua formação, organização, desenvolvimento e a intervenção estatal através de obras e políticas públicas. Notamos que a cidade se fragmenta quando não se oportuniza uma gestão sustentável e inteligente gerando espaços de pouca democracia, paisagem marcadas por injustas e intensas diferenças além de fragilidade dos direitos sociais. Em suma, a cidade de Major Izidoro apresenta-se fragmentada e articulada, reflexo e condicionante social, isto é, os mesmos esquemas que imperam nas cidades grandes do mundo capitalista.
PALAVRAS-CHAVE: Desigualdades. Organização social. Intervenção Estatal.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Julliana Rocha Santana, Cláudio José Godoi Silva de Farias, Gabriel Cazuza dos Santos Oliveira, Fúlvio Mácio Correia de Moraes Júnior, Lara Fabian Cordeiro Silva, Letícia Beatriz Silva Lopes, Matteus Freitas de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”