Delimitação dos geossistemas da região do entorno do Açude de Jaramataia-Alagoas.
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i1-1012Resumo
RESUMO: A geração de estudos de análise integrada da paisagem pela abordagem geossistêmica nos domínios morfoclimáticos do Brasil aumentou nos últimos anos. Porém, algumas áreas possuem poucos dados e, consequentemente, incipientes pesquisas que contribuam para o gerenciamento de recursos naturais e ações de sustentabilidade. Este trabalho objetivou delimitar os geossistemas da área do entorno do Açude de Jaramataia com base no mapeamento de uso e cobertura do solo realizado por Farias et al. (2018). Por meio do cruzamento de variáveis, com destaque para a compartimentação geomorfológica, os usos e as coberturas do solo, foi possível identificar 8 geossistemas. Através da vetorização do recorte da cena 215/067 LANDSAT 8 e da classificação supervisionada, foi possível encontrar as homogeneidades de unidades de paisagem na área de recorte. Para validar os resultados, foram realizadas etapas de coleta de campo e correlação com os produtos cartográficos utilizados por Farias et al. (2018). Com efeito, a delimitação dessas 8 unidades presentes nos municípios de Batalha, Craíbas, Girau do Ponciano, Jaramataia, Major Isidoro e Traipu pode contribuir para a gestão pública e gerar ações mitigadoras para proteção de áreas estratégicas e recuperação de unidades muito degradadas.
PALAVRAS-CHAVE: Unidades de Paisagem, Homogeneização, Geoprocessamento.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 José Lucas Nunes de Farias, Matteus Freitas de Oliveira, Jackson Belo Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”