Educação com diversidade, sociedade com sustentabilidade
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i1-1065Resumo
RESUMO: O texto é uma expressão das reflexões realizadas a partir do convite para realizar uma palestra no IX Encontro Científico e Cultural (ENCCULT) em Maceió em agosto de 2019. O tema “Educação com diversidade, sociedade com sustentabilidade” foi dividido em duas partes, a primeira na provocativa questão da Educação para a Diversidade, levando em conta a nossa realidade desafiadora. A segunda parte, transita na perspectiva da constatação de que dentro deste cenário desafiador, a sustentabilidade torna-se uma meta de difícil alcance. Ao final do texto, questiono ser a sustentabilidade um sonho pouco possível neste universo enviesado de mercantilização da política e da educação hegemonizadora, a ela atrelada, mas falando de esperança, defendo ser a perspectiva transgressora da cultura e da educação um caminho possível mediante as estratégias de comunicação com o mundo do outro. Para encontrar as possibilidades de fortalecimentos de contra hegemonia, temos as pistas possíveis: na ciência socialmente referenciada, na educação de responsabilidade social, na cultura de reconhecimento da diversidade, nas organizações e lutas coletivas e ... na consolidação da democracia.
PALAVRAS-CHAVE: Educação, Diversidade, Sustentabilidade.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Ludmila Oliveira Holanda Cavalcante
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”