Salubridade ambiental do bairro Poeira, Marechal Deodoro/AL, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i2-1152Resumo
RESUMO: O uso e a ocupação do espaço geográfico brasileiro na contemporaneidade requerem um planejamento eficaz para proporcionar a população bem-estar social minimamente aceitável a sua sobrevivência. O crescimento das cidades, nas últimas décadas ocorre de modo acelerado, intenso e desordenado evidenciando como resultado do processo de adensamento populacional a ineficácia dos serviços públicos de saneamento básico. Portanto, com este estudo analítico e quali-quantitativo objetivou-se identificar por meio da coleta de dados informações referentes às condições em que se encontram sanitariamente a população para apontarmos soluções para melhoria das condições em que estes se encontram, ou seja, a salubridade ambiental no bairro Poeira, município Marechal Deodoro/AL. Neste sentido, este estudo consubstancia-se em Dias (2003) no que se refere a salubridade ambiental bem como alicerça-se em indicadores sanitários adaptados por Gama (2013) tratados, tabulados e processados para classificarmos e destacarmos ações do poder público contribuindo assim para melhorias do planejamento urbano minimizando os problemas causados pelos 76% dos domicílios do bairro pesquisado despejando efluentes líquidos nos corpos hídricos como a Laguna Manguaba, e 24% destinam os dejetos para as foças rudimentares e ruas, apontados nesta pesquisa.
PALAVRAS-CHAVE: Qualidade de vida, Saneamento básico, Planejamento urbano.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 José Aparecido da Silva Gama; Ricardo Santos de Almeida
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”