Território rural: o turismo e a multifuncionalidade rural em Arroio Grande, Santa Maria/RS, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i3-1173Resumo
RESUMO: Há novas funções no espaço rural que vão além das atividades agrícolas. O turismo rural propicia a valorização do meio ambiente, da história, da cultura e contribui com a reorganização espacial e econômica local. O objetivo deste estudo foi identificar a presença da multifuncionalidade do espaço rural no Distrito de Arroio Grande, município de Santa Maria/RS. A pesquisa é qualitativa e exploratória, com utilização de entrevista semiestruturada. Como resultado verificou- a presença da multifuncionalidade rural concomitante com atividades turísticas, agroindústrias, artesanatos, fábrica de facas artesanal, balneários, trilhas ecológicas, cachoeiras, produtos ‘coloniais’ e/ou artesanais (queijo, salame, vinho, cachaça) os quais se agregam proporcionando novas paisagens, revalorização e ressignificações do espaço rural oportunizando o incremento da renda e a qualidade de vida das famílias.
PALAVRAS-CHAVE: Novas Ruralidades, Multifuncionalidade, Turismo Rural.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Mirele Milani da Silva, Ivanio Folmer
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”