Deslizamento de encostas urbanas: consequências e implicações sociais, ambientais e políticas, em Viçosa/AL, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i3-1176Resumo
RESUMO: O presente estudo trata de uma problemática bem comum em áreas urbanas e que evoluiu ao longo dos anos, isto é, a degradação ambiental ocasionada pelo processo de ocupação em ambientes com alta suscetibilidade de movimentos de massa. Na referida pesquisa os riscos são verificados com maior ênfase nas encostas localizadas em áreas urbanas, mais especificamente na área antes ocupada pela antiga comunidade Espinhaço da Gata no município de Viçosa – Alagoas. No ano de 2010, foi realizada uma verificação em campo para avaliar a evolução do deslizamento na encosta supracitada, bem como o levantamento de material iconográfico, cartográfico, imagens de satélite e entrevistas com os moradores desabrigados. O movimento de massa se agravou devido uma obra realizada em um trecho da ferrovia que passa na base da encosta, isto sem um conhecimento prévio da área, no que se referem à geomorfologia, tipos de solos, cobertura vegetal e práticas inadequadas na recuperação da instabilidade da encosta, provocando assim o rompimento de estabilidade do terreno. Após nove anos da ocorrência do fenômeno, este artigo traz uma atualização da situação social, ambiental e política, e, neste sentido, possibilita um debate acerca do papel do poder público no que se refere ao gerenciamento de áreas de riscos.
PALAVRAS-CHAVE: Área de risco, Urbano, Poder Público.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Everson de Oliveira Santos, Nivaneide Alves de Melo Falcão, João Victor Alves de Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”