Toxidade de produtos comerciais a base de Azadirachta indica em Melipona scutellaris (Hymenoptera: Apidae)
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i3-1182Resumo
RESUMO: Inseticidas botânicos têm sido utilizados no controle alternativo de insetos-praga por apresentarem menor risco ao ambiente, mas também podem atuar toxicamente em organismos benéficos, especialmente as abelhas, como a Melipona scutellaris, importante polinizadora nativa no Brasil. Nesse estudo, avaliamos o efeito de produtos comerciais à base de óleo de Azadirachta indica em operárias de Melipona scutellaris. Abelhas operárias recém-emergidas foram expostas à ingestão e contato em superfície contaminada de três produtos comerciais nas doses de 0,5%; 1,0% e 1,5% e controle contendo água destilada. Dois produtos comerciais (III e II) causaram maior mortalidade das abelhas em ambos os métodos de exposição, provocando também a diminuição na movimentação das operárias e posteriormente a morte. Essas informações são relevantes, de forma a alertar os agricultores de economia familiar para o uso moderado e controlado de produtos naturais no controle de pragas, especialmente àqueles que trabalham em regime de sistema agroecológico, onde a criação de abelhas sociais sem ferrão também tem sido incrementada.
PALAVRAS-CHAVE: Abelhas sem ferrão, Meliponicultura, óleo de Nem.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Cynthia Maria de Lyra Neves, Baden Bell Pereira Brito, Geni da Silva Sodré, Jossimara Neiva de Jesus, Generosa Sousa Ribeiro, Cândida Maria de Lima Aguiar, Carlos Alfredo Lopes de Carvalho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”