A reterritorialização educacional nas áreas de reforma agrária em Santana do Livramento/RS, Brasil: o surgimento de um território protagonizado
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i3-1212Resumo
RESUMO: O presente trabalho foi elaborado no delineamento das ações desenvolvidas pelo Projeto de Ensino intitulado: A reterritorialização da Educação Básica nas áreas de Reforma Agrária no Município de Santana do Livramento: A escola do Campo como território protagonizado, este financiado pelo Programa de Licenciaturas (PROLICEN) da Universidade Federal de Santa Maria/RS (UFSM), no ano de 2018, o qual estabelecia como proposta principal realizar inserções pedagógicas para os estudantes das Escolas do Campo, nas áreas de Reforma Agrária na tentativa de problematizar os processos de Reterritorialização Educacional na Campanha Gaúcha tendo como base a Educação do Campo. Desta forma, este artigo busca efetivar a problematização do papel dos sujeitos assentados pela Reforma Agrária no que se trata da manutenção e do fortalecimento das escolas do Campo, tendo como objetivo geral relatar as atividades de campo e ensino desenvolvidas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Roseli Nunes, durante a realização do projeto citado, tendo os seguintes objetivos específicos: a) Refletir a trajetória de luta no âmbito da educação realizada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST; b) aprofundar sobre a educação do campo e território camponês; c) destacar os processos dialógicos instituídos junto aos sujeitos envolvidos nas ações do projeto.
PALAVRAS-CHAVE: Educação do/no campo. Território. Resistência.
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