A reterritorialização educacional nas áreas de reforma agrária em Santana do Livramento/RS, Brasil: o surgimento de um território protagonizado

Authors

  • Mirieli da Silva Fontoura Universidade Federal de Santa Maria
  • Daniele Machado Codevila Universidade Federal de Santa Maria
  • Ivanio Folmer Universidade Federal de Santa Maria
  • Isabela Silveira Mello Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i3-1212

Abstract

ABSTRACT: The present work was elaborated in the outline of the actions developed by the Teaching Project entitled: The reterritorialization of Basic Education in the areas of Agrarian Reform in the Municipality of Santana do Livramento: Escola do Campo as a protagonist territory, this financed by the Degree Program ( PROLICEN) of the Federal University of Santa Maria / RS (UFSM), in 2018, which established as its main proposal to carry out pedagogical inserts for students from the Schools of the Field, in the areas of Agrarian Reform in an attempt to problematize the processes of Educational Reterritorialization in the Gaúcha Campaign based on Rural Education. Thus, this article seeks to put into question the role of the subjects settled by Agrarian Reform with regard to the maintenance and strengthening of schools in the Countryside, with the general objective of reporting the field and teaching activities developed at the Municipal School of Elementary Education Roseli Nunes, during the implementation of the aforementioned project, having the following specific objectives: a) To reflect the trajectory of struggle within the scope of education carried out by the Movement of Landless Rural Workers - MST; b) go deeper into the education of the countryside and peasant territory; c) highlight the dialogic processes instituted with the subjects involved in the project's actions.

KEYWORDS: Education of/in the field. Territory. Resistance.

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Author Biographies

Mirieli da Silva Fontoura, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria e Pedagoga pela Universidade Federal de Santa Maria. Também possui Graduação em Letras - Licenciatura Plena em Língua Portuguesa, Língua Espanhola e Respectivas Literaturas pela Faculdade Metodista de Santa Maria e especialização em Literatura Brasileira pelo Centro Universitário Franciscano/Santa Maria. Desde 2010 dedica-se à linha de pesquisa em Educação do Campo nas área de Reforma agrária e atuou como professora da Rede Estadual de Educação do RS no Instituto Estadual de Educação Menna Barreto. Atualmente, sou Professora Tutora do Curso de Licenciatura em Educação do Campo UAB/UFSM.

Daniele Machado Codevila, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em LETRAS - Português, Espanhol e respectivas Literaturas pela Universidade da Região da Campanha (2007). Atualmente é professora na rede pública de ensino no Instituto Estadual de Educação Menna Barreto. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Língua Portuguesa, Espanhol, Literaturas e Cultura afro-brasileira e atuação em gestão.

Ivanio Folmer, Universidade Federal de Santa Maria

Graduado pela Universidade Federal de Santa Maria no curso de geografia Licenciatura no ano de 2014. Mestre em Geografia pelo Programa de Pós Graduação em Geografia-PPGGEO/UFSM no ano de 2018. Doutorando em Geografia-PPGGEO/UFSM com previsão de término em 2022. Participante de diversos projetos de pesquisa e extensão, com as temáticas de Educação no campo; Educação Ambiental; Gênero e sexualidade; Mortalidade Infantil; Catadores e Memória e Patrimônio Cultural.

Isabela Silveira Mello, Universidade Federal de Santa Maria

Mestra em Geografia, graduada pela Universidade Federal de Santa Maria no curso de Tecnologia em Geoprocessamento (2016) e Licenciada pelo Programa de Formação de Professores para Educação Profissional e Tecnológica do Centro de Educação da UFSM (2018). Atualmente nesta instituição é aluna do Programa de Pós-Graduação em Geografia (Doutorado). Possui experiência em Recursos Hídricos, Geoprocessamento e Dinâmicas Territoriais.

Published

2020-07-06

How to Cite

Fontoura, M. da S., Codevila, D. M., Folmer, I., & Mello, I. S. (2020). A reterritorialização educacional nas áreas de reforma agrária em Santana do Livramento/RS, Brasil: o surgimento de um território protagonizado. Diversitas Journal, 5(3), 2014–2025. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i3-1212