Comunicando sentimentos através do gênero carta: um olhar sobre ação extensionista da UNEAL
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i3-1228Resumo
RESUMO: Durante o ano de 2018 a Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) implantou o Projeto de Extensão Terceira Idade na Universidade contando com 132 pessoas idosas matriculadas. O Estatuto do Idoso, Lei nº 10.741/2003 define que ações educacionais compõem um dos direitos do idoso, e a LDB, Lei nº 9394/96, no seu art. 37 garante a educação ao longo da vida. Dessa forma, a pessoa idosa pode e deve continuar inclusa em ações educativas e sociais, conforme a sua realidade. A pesquisa faz parte de um recorte do Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia e objetiva analisar as cartas que as pessoas idosas, matriculadas no referido projeto escreveram, buscando contemplar os sentimentos expressos, a avaliação e a importância de tal experiência em suas vidas. Para tanto, o estudo tem como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica e a documental do instrumento carta. A análise dos dados ocorreu mediante a técnica de análise de conteúdos de Bardin (2011). Autores como Bakhtin (1997), Marcuschi (2008) e Silva (2002), entre outros, serviram de base para a compreensão do gênero textual e, em especial, a carta pessoal. Cachioni (1998), entre outras referências, contribuíram com o estudo do envelhecimento bem-sucedido. Esta pesquisa revelou a importância do Projeto de Extensão Terceira Idade na Universidade no fomento do bem-estar físico e psicossocial das pessoas idosas envolvidas, e as informações contidas nas cartas, em forma de avaliação, deram subsídios para a continuidade da 2ª Edição desta ação extensionista na Universidade.
PALAVRAS-CHAVE: Extensão; Carta Pessoal; Terceira Idade.
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Copyright (c) 2020 Dhilda Bonfim dos Santos Bezerra, Sara Jane Cerqueira Bezerra
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