Detection of Badnavirus in pineapple in northeastern Brazil
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i4-1284Resumo
RESUMO: O Brasil é um dos principais produtores mundiais de abacaxi (Ananas comosus L. Merril), sendo a região Nordeste destaque em âmbito nacional. O abacaxizeiro está exposto a diversos problemas fitossanitários, inclusive as viroses. As badnaviroses do abacaxizeiro são causadas por duas espécies distintas: Pineapple bacilliform CO virus (PBCoV) e Pineapple bacilliform ER virus (PBErV). O presente estudo teve como objetivo detectar possíveis espécies do gênero Badnavirus em amostras de abacaxizeiro no Nordeste do Brasil, via PCR e sequenciamento da região RT/RNaseH. Amostras foliares de abacaxizeiros foram coletadas nos estados de Alagoas, Maranhão, Paraíba e Pernambuco e, posteriormente, submetidas à extração de DNA total e amplificação via PCR. Amostras positivas para Badnavirus foram selecionadas para sequenciamento. Análises de comparações de sequências pareadas revelaram que todas as sequências obtidas neste trabalho apresentaram identidade superior a 80% com a sequência da espécie PBCoV (EU377664), proveniente da Austrália, corroborando integralmente com as análises filogenéticas. Estes resultados sugerem a ampla disseminação do PBCoV no Nordeste brasileiro e registra o primeiro relato de Badnavirus na cultura do abacaxizeiro no Brasil.
KEYWORDS: Caulimoviridae, Ananas comosus, análise molecular.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Edlene Maria da Silva Moraes Santos, Jaqueline Figueredo de Oliveira Costa, Mayra Machado de Medeiros Ferro, Sarah Jacqueline Cavalcanti da Silva, Iraildes Pereira Assunção, Gaus Silvestre de Andrade Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”