Logística Reversa na prática: o caso de uma ação extensionista na cidade de Maceió
DOI:
https://doi.org/10.48017/Diversitas_Journal-v6i3-1415Resumo
RESUMO: O presente artigo teve como base um Projeto de Ensino e Extensão do Instituto Federal de Alagoas, realizado entre março e junho de 2018. O projeto, intitulado “Um Despertar para a Sustentabilidade”, foi realizado em uma escola municipal, localizada no bairro Salvador Lyra, na parte alta da cidade de Maceió. Esta pesquisa teve como objetivo analisar os resultados obtidos a partir da realização do Projeto de Ensino e Extensão que teve como finalidade tornar conhecido o conceito e a importância da Logística Reversa (LR), o projeto acolheu alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Inicialmente, os pesquisadores fizeram uma abordagem introdutória do que viria a ser LR e quais os impactos positivos que advêm de sua prática. Em seguida os pesquisadores e os demais participantes deram início a coleta de materiais no entorno da escola, entre eles: óleo de cozinha, garrafas PET e papel. Estes materiais foram fundamentais para dar abertura às oficinas práticas que resultaram em novos produtos como: sabão em barra, vassouras e blocos de papel. A partir do experimento, as extensionistas perceberam o impacto que a LR tem no âmbito socioeducacional, pois, durante as etapas de realização do projeto os discentes demonstraram mais interesse nas questões ambientais. Também foi possível perceber, informalmente, uma diminuição significativa no descarte dos materiais que serviam de matéria-prima para o projeto no entorno da escola.
PALAVRAS-CHAVE: Logística reversa, sustentabilidade, extensão.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Ana Carolina Alves Cardoso, Laís Gomes da Silva, Diego da Guia Santos, Ednaldo Farias Gomes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”