Relação entre componentes nutricionais e o desenvolvimento de sintomas depressivos: Revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.48017/Diversitas_Journal-v6i3-1419Resumo
RESUMO: A depressão é um transtorno mental frequente que pode causar grande sofrimento e afetar o desempenho em atividades diárias. O triptofano, um aminoácido essencial e precursor da serotonina, tem sido associado com o desenvolvimento da depressão. Objetivou-se analisar a relação entre os componentes provenientes da dieta e o surgimento de sintomas depressivos. Realizou-se uma revisão integrativa da literatura nas bases de dados SciElo, LILACS, Medline e PubMed, com os seguintes descritores: serotonina, 5-HT, 5-hidroxitriptamina, triptofano, depressão e sintomas depressivos. A busca foi realizada entre 2019 e 2020. A seleção foi feita por dois revisores a partir da triagem por título, leitura dos resumos e leitura do texto completo. Foram incluídos artigos originais e completos, sem especificar ano de publicação ou idioma, e excluídos os trabalhos de revisão. Dos 4.141 artigos encontrados, 11 foram selecionados, dos quais pôde-se identificar 5 grupos de componentes da dieta que se relacionam com a depressão: carboidratos, vitaminas, gorduras, alimentos que interferem na síntese de serotonina e proteínas. Esses foram publicados entre os anos de 1998 e 2020. Foram encontrados indícios de que a ingestão de triptofano interfere nos níveis de serotonina no cérebro. Tal fato depende da quantidade ingerida de alimentos ricos nesse aminoácido e em outros. Contudo, os estudos são controversos e ainda não foi possível estabelecer com clareza tais associações, sendo necessária a realização de pesquisas a respeito dessa temática.
PALAVRAS-CHAVE: Serotonina, triptofano, depressão.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Jussara Cirilo Leite Torres, Jacyara Cirilo Leite Torres, Ana Soraya Lima Barbosa, Juliana Mikaelly Dias Soares, Juliane Cabral Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”