Apontamentos sobre a construção do sentido de número e o processo de transição para o ensino fundamental nos documentos oficiais de ensino de matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1484

Resumo

RESUMO: A alfabetização matemática depende da formação significativa das noções matemáticas nos anos iniciais do Ensino Fundamental para construir o conhecimento matemático. As ideias matemáticas iniciais se formam na Educação Infantil quando a criança começa a desenvolver o sentido de número de maneira lúdica por meio de atividades que permitem experienciar mobilizações cognitivas como seriação e classificação. Esta fase é fundamental para se construir as bases aritméticas que sustentarão a aprendizagem das operações matemáticas básicas durante os anos iniciais do Ensino Fundamental. Nesta etapa da escolaridade, o sentido de número passa por uma fase de conservação e se consolida como pilar do numeramento que se externaliza nas práticas sociais nas quais os conhecimentos matemáticos são aplicados.  São as situações do cotidiano que exigem a articulação e manejo dos conhecimentos matemáticos para a resolução de problemas com o uso da abstração reflexiva que é essencial para a operacionalização das estruturas lógico-matemáticas. Dessa forma, o presente artigo tem como objetivo discutir o processo de construção do sentido de número e sua relevância no processo de transição na Educação Básica. Para tanto, realizamos uma análise documental e bibliográfica que contempla a Base Nacional Comum Curricular e as Orientações Curriculares para a Educação Infantil do Município de Maceió e os pressupostos teóricos de Piaget e Constance Kamii que dialogam sobre o processo de construção do sentido de número e sua relevância para o numeramento no 1°ano do Ensino Fundamental. Pretende-se com o estudo construir um referencial de partida para estudos futuros sobre o numeramento nos anos iniciais e o desenvolvimento do pensamento aritmético.

Palavras-chave: Sentido de número,Transição, Educação Básica.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Amanda Cristine Lopes Marques, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática (Centro de Educação - UFAL), BRAZIL.

Claudia de Oliveira Lozada, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Docente do Instituto de Matemática (IM-UFAL), Docente do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (UFAL), BRAZIL.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. LDB: Lei de diretrizes e bases da educação nacional. –Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Ensino de 1ª a 4ª Séries. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. (3º e 4º ciclos do ensino fundamental). Brasília: MEC 1998. 4.BRASIL. Ministério da Educação. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Caderno de Apresentação. MEC/ SEB. Brasília, 2014.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.

CARVALHO, M. Números: conceitos, e atividades para Educação Infantil e Ensino Fundamental I.-Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

GENNEP, A. V. Os ritos de passagem: estudo sistemático dos ritos da porta da soleira, da hospitalidade, da adoção, gravidez e parto, nascimento, infância, puberdade, iniciação, coroação, noivado, casamento, funerais, estações, etc. Petrópolis: Vozes, 2013.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

KAMII, C. A criança e o número: implicações educacionais da teoria de Piaget para atuação com escolares de 4 a 6 anos. Campinas: Papirus, 2012.

OLIVEIRA, M. F;NEGREIROS, J. G. M; NEVES, A. C. Condicionantes da aprendizagem de matemática: uma revisão sistêmica da literatura. Educação Pesquisa. São Paulo, v. 41, n.4, p. 1023-1037, out./dez. 2015.

PIAGET, J. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.

PIAGET, J.; SZEMINSKA,A. A gênese do número na criança. Zahar Editores. 3° edição. Rio de Janeiro, 1981.

Downloads

Publicado

2021-01-31

Como Citar

Marques, A. C. L., & Lozada, C. de O. . (2021). Apontamentos sobre a construção do sentido de número e o processo de transição para o ensino fundamental nos documentos oficiais de ensino de matemática. Diversitas Journal, 6(1), 1346–1355. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1484