Apontamentos sobre a construção do sentido de número e o processo de transição para o ensino fundamental nos documentos oficiais de ensino de matemática
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1484Resumo
RESUMO: A alfabetização matemática depende da formação significativa das noções matemáticas nos anos iniciais do Ensino Fundamental para construir o conhecimento matemático. As ideias matemáticas iniciais se formam na Educação Infantil quando a criança começa a desenvolver o sentido de número de maneira lúdica por meio de atividades que permitem experienciar mobilizações cognitivas como seriação e classificação. Esta fase é fundamental para se construir as bases aritméticas que sustentarão a aprendizagem das operações matemáticas básicas durante os anos iniciais do Ensino Fundamental. Nesta etapa da escolaridade, o sentido de número passa por uma fase de conservação e se consolida como pilar do numeramento que se externaliza nas práticas sociais nas quais os conhecimentos matemáticos são aplicados. São as situações do cotidiano que exigem a articulação e manejo dos conhecimentos matemáticos para a resolução de problemas com o uso da abstração reflexiva que é essencial para a operacionalização das estruturas lógico-matemáticas. Dessa forma, o presente artigo tem como objetivo discutir o processo de construção do sentido de número e sua relevância no processo de transição na Educação Básica. Para tanto, realizamos uma análise documental e bibliográfica que contempla a Base Nacional Comum Curricular e as Orientações Curriculares para a Educação Infantil do Município de Maceió e os pressupostos teóricos de Piaget e Constance Kamii que dialogam sobre o processo de construção do sentido de número e sua relevância para o numeramento no 1°ano do Ensino Fundamental. Pretende-se com o estudo construir um referencial de partida para estudos futuros sobre o numeramento nos anos iniciais e o desenvolvimento do pensamento aritmético.
Palavras-chave: Sentido de número,Transição, Educação Básica.
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