v. 6 n. 1 (2021): Práticas e reflexões sobre ensino, pesquisa e extensão
O papel da ciência na construção de uma nova sociedade com maiores
oportunidades de garantia de conforto e bem estar social apresenta-se em cada ator
pesquisador em vários níveis de produção espalhados pelo país e pelo mundo. Mesmo
com poucos recursos financeiros, nossos pesquisadores em cada espaço reinventa a forma
de extrair seu melhor, individual e coletivo para construir um mundo melhor.
O primeiro número, do primeiro volume Diversitas Journalem 2021, traz o tema: “Práticas e reflexões sobre ensino, pesquisa e extensão”. Neste sentido, a Diversitas Journal, em Alagoas, Brasil, contribui para socialização do conhecimento cientifico, arte e cultura. Desejamos uma boa leitura dos artigos apresentados.
A integração de ensino, pesquisa e extensão representa um pilar fundamental na formação acadêmica, promovendo uma educação holística que prepara os estudantes para os desafios do mundo real. A pesquisa-ação, por exemplo, é uma metodologia que fortalece essa integração, permitindo que os alunos participem ativamente na solução de problemas concretos, ao mesmo tempo em que desenvolvem habilidades críticas e reflexivas. Este enfoque colaborativo entre universidade e comunidade amplia as oportunidades de aprendizado, enriquecendo a experiência educacional com vivências práticas e reflexões teóricas.
Programas de extensão, como o Educação Infantil na Roda, destacam-se por oferecer experiências formativas que se apoiam no tripé da ação universitária, contribuindo significativamente para a formação plural dos estudantes.
Além disso, a pesquisa-ação crítica ressalta a importância do diálogo entre a universidade e a educação básica, expandindo os espaços de participação e debate sobre políticas educacionais. Essas práticas inovadoras e reflexivas são essenciais para uma educação que transcende o conhecimento teórico e se engaja com a realidade social e cultural dos estudantes.
Publicado:
2021-02-02