Produção de portfólio digital como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem no curso de enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1478

Palavras-chave:

Educação em saúde, Inovação, Tecnologias

Resumo

Em decorrência da pandemia vivenciada no mundo e no Brasil no ano de 2020, fez-se necessário uma inovação no processo de ensino e aprendizagem para que o seu andamento não fosse prejudicado. A partir disso, instituições de ensino superior desenvolveram o processo de Monitoria remota no período de distanciamento social para continuação da rotina acadêmica, a fim de ser mais um instrumento na assistência direta aos discentes. O presente trabalho objetiva relatar o processo de criação de um portfólio digital como ferramenta de atuação pedagógica no período da monitoria remota vivenciada. Esse processo criativo foi incitado e norteado por pensamentos e estudos do Educador Paulo Freire e o Geógrafo Yi-Fu Tuan, sendo criada a contextualização das fotografias do material como forma de estimular o sentimento de pertencimento, explicado pelo Geógrafo, e a troca mútua de conhecimento, além de feedbacks entre alunos beneficiados pela Monitoria e aluno monitor, durante o período de construção de material, visando assim, seguir o conceito de processo educativo estabelecido por Freire. Verificou-se durante o desenvolvimento da monitoria remota e da construção do conteúdo concomitantemente a essa atividade, a carência na participação dos alunos no momento da monitoria; tal fato reincide no contexto geral da monitoria, com maior participação dos discentes apenas em momentos que antecedem as verificações de aprendizagem, a evolução tecnológica tem proporcionado amplitude no processo educacional. Contudo, o perfil discente continua o mesmo, seja presencial ou remotamente. Enfatiza-se a necessidade de novas pesquisas, a fim de traçar o perfil dos discentes desta nova geração, “geração polegar”, quanto ao nível de compromisso com sua formação acadêmica embasado no conhecimento das diretrizes educacionais.

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Biografia do Autor

Ewerton Igor Alves de Almeida, Faculdade CESMAC do Sertão

0000-0002-4794-4354,Acadêmico do curso de Bacharelado de Enfermagem; Faculdade CESMAC do Sertão; Arapiraca, Alagoas; Brasil. Email: ewertonigor24@gmail.com

Júlia Pereira de Moura Ferreira, Faculdade Cesmac do Sertão

0000-0002-4228-4318, Acadêmica do curso de Bacharelado de Enfermagem; Faculdade CESMAC do Sertão; Palmeira dos Índios, Alagoas; Brasil. Email: juliap201416@gmail.com

Larissa Gabriella da Silva Ferreira, Faculdade Cesmac do Sertão

0000-0002-7457-1821, Acadêmico do curso de Bacharelado de Enfermagem; Faculdade Cesmac do Sertão; Palmeira dos Índios, Alagoas; Brasil.Larissagaabriella2@icloud.com

Hélder Delano Barboza de Farias, Faculdade Cesmac do Sertão

0000-0003-0572-8669, Professor Titular do curso de Bacharelado em Enfermagem; Faculdade Cesmac do Sertão; Palmeira dos Índios; Alagoas; Brasil. Email:helderdbfarias@gmail.com;

Jaqueline Maria da Silva, Faculdade Cesmac do Sertão

0000-0001-5177-2770, Professora Titular III do curso de Bacharelado em Enfermagem; Líder do grupo de pesquisa Biotecnologia e Tecnologia Aplicada à Saúde (BIOTECTAS) da Faculdade Cesmac do Sertão; Palmeira dos Índios; Alagoas; Brasil. Email:Jaqueline.silva@cesmac.edu.br.

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Publicado

2021-01-28

Como Citar

Almeida, E. I. A. de, Ferreira, J. P. de M., Ferreira, L. G. da S., Farias, H. D. B. de, & Silva, J. M. da. (2021). Produção de portfólio digital como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem no curso de enfermagem . Diversitas Journal, 6(1), 732–745. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1478