Produção de portfólio digital como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem no curso de enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1478Palavras-chave:
Educação em saúde, Inovação, TecnologiasResumo
Em decorrência da pandemia vivenciada no mundo e no Brasil no ano de 2020, fez-se necessário uma inovação no processo de ensino e aprendizagem para que o seu andamento não fosse prejudicado. A partir disso, instituições de ensino superior desenvolveram o processo de Monitoria remota no período de distanciamento social para continuação da rotina acadêmica, a fim de ser mais um instrumento na assistência direta aos discentes. O presente trabalho objetiva relatar o processo de criação de um portfólio digital como ferramenta de atuação pedagógica no período da monitoria remota vivenciada. Esse processo criativo foi incitado e norteado por pensamentos e estudos do Educador Paulo Freire e o Geógrafo Yi-Fu Tuan, sendo criada a contextualização das fotografias do material como forma de estimular o sentimento de pertencimento, explicado pelo Geógrafo, e a troca mútua de conhecimento, além de feedbacks entre alunos beneficiados pela Monitoria e aluno monitor, durante o período de construção de material, visando assim, seguir o conceito de processo educativo estabelecido por Freire. Verificou-se durante o desenvolvimento da monitoria remota e da construção do conteúdo concomitantemente a essa atividade, a carência na participação dos alunos no momento da monitoria; tal fato reincide no contexto geral da monitoria, com maior participação dos discentes apenas em momentos que antecedem as verificações de aprendizagem, a evolução tecnológica tem proporcionado amplitude no processo educacional. Contudo, o perfil discente continua o mesmo, seja presencial ou remotamente. Enfatiza-se a necessidade de novas pesquisas, a fim de traçar o perfil dos discentes desta nova geração, “geração polegar”, quanto ao nível de compromisso com sua formação acadêmica embasado no conhecimento das diretrizes educacionais.
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