Produção de portfólio digital como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem no curso de enfermagem

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1478

Palabras clave:

Educação em saúde, Inovação, Tecnologias

Resumen

Em decorrência da pandemia vivenciada no mundo e no Brasil no ano de 2020, fez-se necessário uma inovação no processo de ensino e aprendizagem para que o seu andamento não fosse prejudicado. A partir disso, instituições de ensino superior desenvolveram o processo de Monitoria remota no período de distanciamento social para continuação da rotina acadêmica, a fim de ser mais um instrumento na assistência direta aos discentes. O presente trabalho objetiva relatar o processo de criação de um portfólio digital como ferramenta de atuação pedagógica no período da monitoria remota vivenciada. Esse processo criativo foi incitado e norteado por pensamentos e estudos do Educador Paulo Freire e o Geógrafo Yi-Fu Tuan, sendo criada a contextualização das fotografias do material como forma de estimular o sentimento de pertencimento, explicado pelo Geógrafo, e a troca mútua de conhecimento, além de feedbacks entre alunos beneficiados pela Monitoria e aluno monitor, durante o período de construção de material, visando assim, seguir o conceito de processo educativo estabelecido por Freire. Verificou-se durante o desenvolvimento da monitoria remota e da construção do conteúdo concomitantemente a essa atividade, a carência na participação dos alunos no momento da monitoria; tal fato reincide no contexto geral da monitoria, com maior participação dos discentes apenas em momentos que antecedem as verificações de aprendizagem, a evolução tecnológica tem proporcionado amplitude no processo educacional. Contudo, o perfil discente continua o mesmo, seja presencial ou remotamente. Enfatiza-se a necessidade de novas pesquisas, a fim de traçar o perfil dos discentes desta nova geração, “geração polegar”, quanto ao nível de compromisso com sua formação acadêmica embasado no conhecimento das diretrizes educacionais.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Ewerton Igor Alves de Almeida, Faculdade CESMAC do Sertão

0000-0002-4794-4354,Acadêmico do curso de Bacharelado de Enfermagem; Faculdade CESMAC do Sertão; Arapiraca, Alagoas; Brasil. Email: ewertonigor24@gmail.com

Júlia Pereira de Moura Ferreira, Faculdade Cesmac do Sertão

0000-0002-4228-4318, Acadêmica do curso de Bacharelado de Enfermagem; Faculdade CESMAC do Sertão; Palmeira dos Índios, Alagoas; Brasil. Email: juliap201416@gmail.com

Larissa Gabriella da Silva Ferreira, Faculdade Cesmac do Sertão

0000-0002-7457-1821, Acadêmico do curso de Bacharelado de Enfermagem; Faculdade Cesmac do Sertão; Palmeira dos Índios, Alagoas; Brasil.Larissagaabriella2@icloud.com

Hélder Delano Barboza de Farias, Faculdade Cesmac do Sertão

0000-0003-0572-8669, Professor Titular do curso de Bacharelado em Enfermagem; Faculdade Cesmac do Sertão; Palmeira dos Índios; Alagoas; Brasil. Email:helderdbfarias@gmail.com;

Jaqueline Maria da Silva, Faculdade Cesmac do Sertão

0000-0001-5177-2770, Professora Titular III do curso de Bacharelado em Enfermagem; Líder do grupo de pesquisa Biotecnologia e Tecnologia Aplicada à Saúde (BIOTECTAS) da Faculdade Cesmac do Sertão; Palmeira dos Índios; Alagoas; Brasil. Email:Jaqueline.silva@cesmac.edu.br.

Citas

BORBA, Patricia Leme de Oliveira et al. Desafios ‘práticos e reflexivos’ para os cursos de graduação em terapia ocupacional em tempos de pandemia. SciELO Preprints, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.790. Disponível em: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/790. Acesso em: 01 jul. 2020.

CARVALHO, Isaiane da Silva et al. Monitoria em semiologia e semiotécnica para enfermagem: um relato de experiência. Rev Enferm UFSM,Mai/Ago;2(2):464-471, 2012.

CASTRO, María Fernanda.; TEDESCO, Patrícia. Utilização de Portfólios na Criação de Relatos e Reflexão Sobre o Erro em Programação para Alunos do Ensino Superior. In: VII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2018), Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brazil. Anais do XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2018). Vol. 29(1),1003,2018. DOI: 10.5753/cbie.sbie.2018.1003

COFEN. DECRETO N 94.406/87. 30/03/1987. Disponível em: <http://www.cofen.gov.br/decreto-n-9440687_4173.html>. Acesso em: 01 Jul. 2020.

DIÁRIO OFICIAL Da UNIÃO. RESOLUÇÃO Nº 573, DE 31 DE JANEIRO DE 2018. 06/11/2018 | edição: 213 | seção: 1 | página: 38. Disponível em: <http://www.in.gov.br/materia//asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/4878/do1-2018-11-06-resolucao-n-573-de-31-de-janeiro-de-2018-48742847>.Acesso em: 18/06/2020.

FREIRE, Paulo. Alfabetização: leitura do mundo e leitura da palavra. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.

KORB, Arnildo.; et al. Atividade integrativa das disciplinas de microbiologia com semiotecnica: higienização das mãos. Rev. Saúde Públ, v. 8, n. 3, p. 80-97, set./dez. 2015. Disponível em:http://revista.saude.sc.gov.br/index.php/inicio/article/view/350/322. Acesso em: 02dejul. 2020

LINS, Leandro Fragoso et al. A importância da monitoria na formação acadêmica do monitor. In: Jornada de ensino, pesquisa e extensão, IX, 2009, Pernambuco. Anais. Pernambuco: UFPRE, 2009; 1 CD-ROM.

MARQUES, Ronualdo. A ressignificação da educação e o processo de ensino e aprendizagem no contexto de pandemia da COVID-19. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 3, n. 7, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.5281/zenodo.3895107

MELO, Gabriela de Sousa Martins et al. Semiologia e semiotécnica da enfermagem: avaliação dos conhecimentos de graduandos sobre procedimentos. Rev. Bras. Enfermagem, v.70, p.249-256, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0417. Acesso em: 02 Jul. 2020

MURARO, Paola Francesca Ladwig. et. al. Inovação em ensino e aprendizado de histologia: atlas direcionado a acadêmicos da área da saúde. Anais do 10º SALÃO INTERNACIONAL DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO –SIEPE, 2019.

NOGUEIRA, Valnice de Oliveira., CUNHA, Isabel Cristina Kowal Olm. Coordenação de Cursos de Graduação em Enfermagem à Luz das Tendências de Métodos de Cenários.Enferm. Foco. 2018; 9 (4): 23-27.

Pontes, Edel Alexandre Silva. Os Quatro Pilares Educacionais no Processo de Ensino e Aprendizagem de Matemática.Revista De Tecnología En Educación Y Educación En Tecnología, (24), e02-e02. 2019. DOI: https://doi.org/10.24215/18509959.24.e02

Rothan, Hussin. A.; Byrareddy, Siddappa . N. The epidemiology and pathogenesis of coronavirus disease (COVID-19) outbreak. Journal of autoimmunity. Vol. 109. Mai de 2020. 102433. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jaut.2020.102433

SILVA, Igor Iuco Castro ; MACIEL, Jacques Antonio Cavalcante. Uso do portfólio na avaliação para aprendizagem na disciplina de Didática do Ensino Superior.Atas CIAIQ. Vol. 1. 2018.

TUAN, Yi-Fu. Espaço e Lugar: a perspectiva daexperiência.São Paulo, Difel, 1983.

TUAN, Yi-Fu.Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente.Tradução de Lívia de Oliveira. São Paulo; Rio de Janeiro: Difel, 1980

Publicado

2021-01-28

Cómo citar

Almeida, E. I. A. de, Ferreira, J. P. de M., Ferreira, L. G. da S., Farias, H. D. B. de, & Silva, J. M. da. (2021). Produção de portfólio digital como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem no curso de enfermagem . Diversitas Journal, 6(1), 732–745. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1478