Produção de portfólio digital como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem no curso de enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1478Palabras clave:
Educação em saúde, Inovação, TecnologiasResumen
Em decorrência da pandemia vivenciada no mundo e no Brasil no ano de 2020, fez-se necessário uma inovação no processo de ensino e aprendizagem para que o seu andamento não fosse prejudicado. A partir disso, instituições de ensino superior desenvolveram o processo de Monitoria remota no período de distanciamento social para continuação da rotina acadêmica, a fim de ser mais um instrumento na assistência direta aos discentes. O presente trabalho objetiva relatar o processo de criação de um portfólio digital como ferramenta de atuação pedagógica no período da monitoria remota vivenciada. Esse processo criativo foi incitado e norteado por pensamentos e estudos do Educador Paulo Freire e o Geógrafo Yi-Fu Tuan, sendo criada a contextualização das fotografias do material como forma de estimular o sentimento de pertencimento, explicado pelo Geógrafo, e a troca mútua de conhecimento, além de feedbacks entre alunos beneficiados pela Monitoria e aluno monitor, durante o período de construção de material, visando assim, seguir o conceito de processo educativo estabelecido por Freire. Verificou-se durante o desenvolvimento da monitoria remota e da construção do conteúdo concomitantemente a essa atividade, a carência na participação dos alunos no momento da monitoria; tal fato reincide no contexto geral da monitoria, com maior participação dos discentes apenas em momentos que antecedem as verificações de aprendizagem, a evolução tecnológica tem proporcionado amplitude no processo educacional. Contudo, o perfil discente continua o mesmo, seja presencial ou remotamente. Enfatiza-se a necessidade de novas pesquisas, a fim de traçar o perfil dos discentes desta nova geração, “geração polegar”, quanto ao nível de compromisso com sua formação acadêmica embasado no conhecimento das diretrizes educacionais.
Métricas
Citas
BORBA, Patricia Leme de Oliveira et al. Desafios ‘práticos e reflexivos’ para os cursos de graduação em terapia ocupacional em tempos de pandemia. SciELO Preprints, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.790. Disponível em: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/790. Acesso em: 01 jul. 2020.
CARVALHO, Isaiane da Silva et al. Monitoria em semiologia e semiotécnica para enfermagem: um relato de experiência. Rev Enferm UFSM,Mai/Ago;2(2):464-471, 2012.
CASTRO, María Fernanda.; TEDESCO, Patrícia. Utilização de Portfólios na Criação de Relatos e Reflexão Sobre o Erro em Programação para Alunos do Ensino Superior. In: VII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2018), Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brazil. Anais do XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2018). Vol. 29(1),1003,2018. DOI: 10.5753/cbie.sbie.2018.1003
COFEN. DECRETO N 94.406/87. 30/03/1987. Disponível em: <http://www.cofen.gov.br/decreto-n-9440687_4173.html>. Acesso em: 01 Jul. 2020.
DIÁRIO OFICIAL Da UNIÃO. RESOLUÇÃO Nº 573, DE 31 DE JANEIRO DE 2018. 06/11/2018 | edição: 213 | seção: 1 | página: 38. Disponível em: <http://www.in.gov.br/materia//asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/4878/do1-2018-11-06-resolucao-n-573-de-31-de-janeiro-de-2018-48742847>.Acesso em: 18/06/2020.
FREIRE, Paulo. Alfabetização: leitura do mundo e leitura da palavra. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.
KORB, Arnildo.; et al. Atividade integrativa das disciplinas de microbiologia com semiotecnica: higienização das mãos. Rev. Saúde Públ, v. 8, n. 3, p. 80-97, set./dez. 2015. Disponível em:http://revista.saude.sc.gov.br/index.php/inicio/article/view/350/322. Acesso em: 02dejul. 2020
LINS, Leandro Fragoso et al. A importância da monitoria na formação acadêmica do monitor. In: Jornada de ensino, pesquisa e extensão, IX, 2009, Pernambuco. Anais. Pernambuco: UFPRE, 2009; 1 CD-ROM.
MARQUES, Ronualdo. A ressignificação da educação e o processo de ensino e aprendizagem no contexto de pandemia da COVID-19. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 3, n. 7, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.5281/zenodo.3895107
MELO, Gabriela de Sousa Martins et al. Semiologia e semiotécnica da enfermagem: avaliação dos conhecimentos de graduandos sobre procedimentos. Rev. Bras. Enfermagem, v.70, p.249-256, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0417. Acesso em: 02 Jul. 2020
MURARO, Paola Francesca Ladwig. et. al. Inovação em ensino e aprendizado de histologia: atlas direcionado a acadêmicos da área da saúde. Anais do 10º SALÃO INTERNACIONAL DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO –SIEPE, 2019.
NOGUEIRA, Valnice de Oliveira., CUNHA, Isabel Cristina Kowal Olm. Coordenação de Cursos de Graduação em Enfermagem à Luz das Tendências de Métodos de Cenários.Enferm. Foco. 2018; 9 (4): 23-27.
Pontes, Edel Alexandre Silva. Os Quatro Pilares Educacionais no Processo de Ensino e Aprendizagem de Matemática.Revista De Tecnología En Educación Y Educación En Tecnología, (24), e02-e02. 2019. DOI: https://doi.org/10.24215/18509959.24.e02
Rothan, Hussin. A.; Byrareddy, Siddappa . N. The epidemiology and pathogenesis of coronavirus disease (COVID-19) outbreak. Journal of autoimmunity. Vol. 109. Mai de 2020. 102433. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jaut.2020.102433
SILVA, Igor Iuco Castro ; MACIEL, Jacques Antonio Cavalcante. Uso do portfólio na avaliação para aprendizagem na disciplina de Didática do Ensino Superior.Atas CIAIQ. Vol. 1. 2018.
TUAN, Yi-Fu. Espaço e Lugar: a perspectiva daexperiência.São Paulo, Difel, 1983.
TUAN, Yi-Fu.Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente.Tradução de Lívia de Oliveira. São Paulo; Rio de Janeiro: Difel, 1980
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Ewerton Igor Alves de Almeida, Júlia Pereira de Moura Ferreira, Larissa Gabriella da Silva Ferreira, Hélder Delano Barboza de Farias, Jaqueline Maria da Silva
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”