Concepções de álgebra na educação matemática

Autores

  • Leopoldo Oscar Briones Salazar Visión Educaciona
  • Claudiene Cordeiro Leandro Bispo Universidad de Desarrollo Sustentable - UDS https://orcid.org/0000-0003-0359-6930
  • Maria Sizino de Lira Santos Universidad de Desarrollo Sustentable - UDS
  • José Eronildo de Melo Universidad de Desarrollo Sustentable -UDS
  • José Saraiva dos Santos Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1597

Resumo

RESUMO: Este artigo objetiva articular os conhecimentos algébricos elementares desenvolvidos por professores e os seus perfis conceituais, consoante Fiorentini, Miorim e Miguel (1993), Usiskin (1995), Lins e Gimenez (1997), Figueiredo (1997) e Lee (2001). Partimos de um estudo bibliográfico para fundamentar o marco teórico e aplicação de um questionário a fim de identificar as concepções dos professores acerca do ensino de álgebra elementar de acordo com Lee. A articulação natural entre situações concretas e do cotidiano para que os alunos visualizem a aplicação da álgebra, em distintos contextos, é fundamental para a construção do raciocínio algébrico. No tocante ao ato de ensinar álgebra principalmente é preciso ter em mente o objeto de estudo e transitar entre os diferentes registros semióticos a ele relacionados, como aponta Duval (2009). Bem como ampliar a forma de abordar a álgebra a partir de várias concepções possíveis.

PALAVRAS-CHAVES: Educação algébrica, Concepções, Significados.

Métricas

Visualizações em PDF
832
Jan 31 '21Feb 01 '21Feb 04 '21Feb 07 '21Feb 10 '21Feb 13 '21Feb 16 '21Feb 19 '21Feb 22 '21Feb 25 '21Feb 28 '21Mar 01 '212.0
| |

Biografia do Autor

Leopoldo Oscar Briones Salazar, Visión Educaciona

Diretor Geral Visión Educacional Chile: www.vechile.org. Diretor Pós-graduação UDS, Assunção, Paraguai. Diretor Programas de Pós-graduação Universidade Internacional SEK, Chile. Coordenador Unidade de Desenvolvimento Curricular Centro tecnológico Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso, Chile.

Claudiene Cordeiro Leandro Bispo, Universidad de Desarrollo Sustentable - UDS

Pós-doutoranda; Universidad de Desarrollo Sustentable - UDS; Assunção, Paraguai.

Maria Sizino de Lira Santos, Universidad de Desarrollo Sustentable - UDS

Pós-doutoranda; Universidad de Desarrollo Sustentable - UDS; Assunção, Paraguai.

José Saraiva dos Santos, Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL

Mestrando; Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL; Arapiraca, Alagoas.

Referências

BOOTH, Lesley R. Dificuldade das crianças que se iniciam em álgebra. In: COXFORD, Arthur. F.; SHULTE, Albert. P. (Orgs). As ideias da álgebra. Trad. Hygino H. Domingues. 6. Reimp. São Paulo: Atual, 2004.

DANYLUK, Ocsana Sônia. Alfabetização matemática: as primeiras manifestações da escrita infantil.5. ed. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2015.

DUVAL, R. Semiósis e pensamento humano: registro semiótico e aprendizagens intelectuais. São Paulo: Editora da Livraria da Física, 2009.

FIORENTINI, D.; MIORIM, M. Â.; MIGUEL, A. Contribuição para um Repensar... a Educação Algébrica Elementar. Pro-Posições, Campinas -SP, 4 (1), 78-91. 1993.

GREER, Brian. Algebra for all?. The Montana mathematics enthusiast, ISSN 1551-3440, vol. 5, n.º 2,3,2008, p. 423-428.

LEE, Lesley. Early –but which algebra? The future of the teaching and learning of algebra.In: ICMI study conference, 12, 2001. Melbourne (Australia). Proceedings... Melbourne: ICM, 2001. v. 2, p. 392-300.

LIEURY, Alain. Memória e aproveitamento escolar. São Paulo: Edições Loyola, 2001.

LINS, Romulo Campos; GIMENEZ, Joaquim. Perspectivas em aritmética e álgebra para o século XXI. Campinas, SP: Papirus, 1997.

MARTINS, Lourival Pereira; DIAS, Marlene Alves. Os sete aspectos considerados nas tarefas de passagem da Aritmética para a Álgebra. Revista de Educação em Ciências e Matemática, v.13 (28) Jul-Dez 2017. p. 90-103.

MELO, José Eronildo de. Educação algébrica: significados e concepções dos professores de matemática de Palmeira dos Índios –AL (2017). (Dissertação de mestrado) Assunção, Paraguai: Universidade de Desarrollo Sustentable, 2017.

POLYA, George. A arte de resolver problemas. Trad. Heitor Lisboa de Araújo. Rio de Janeiro: Interciência, 2006.

PONTE, João Pedro da; BRANCO, Neusa; MATOS, Ana. Álgebra no ensino básico. Ministério da educação, Portugal: DGIDC, 2009.

SADOVSKY, Patricia. O ensino de matemática hoje: enfoques, sentidos e desafios. Trad.: Antonio de Padua Danesi. São Paulo: Ática, 2007.

SAÉNZ-LUDLOW, Adalira. Juegos de interpretación en el aula: construcción evolutiva de significados matemáticos. In: DUVAL, Raymond; SAÉNZ-LUDLOW, Adalira. Comprensión y aprendizaje en matemáticas: perspectivas semióticas selecionadas. Bogotá: Editorial Universidad Distrital Francisco José de Caldas, 2016.

SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. Ed. Ver. E atual. São Paulo: Cortez, 2007.

SCARLASSARI, Nathalia Tornisiello. Um estudo de dificuldades ao aprender álgebra em situações diferenciadas de ensino em alunos da 6ª série do ensino fundamental. Dissertação de mestrado. Campinas, SP: [s.n.], 2007.

USISKIN, Zalman. Concepções sobre a álgebra da escolar média e utilizações das variáveis. In: In: COXFORD, Arthur. F.; SHULTE, Albert. P. (Orgs). As ideias da álgebra. 6. Reimp. Trad. Hygino H. Domingues. São Paulo: Atual, 2004.

Downloads

Publicado

2021-01-31

Como Citar

Salazar, L. O. B., Bispo, C. C. L., Santos, M. S. de L., Melo, J. E. de, & Santos, J. S. dos. (2021). Concepções de álgebra na educação matemática. Diversitas Journal, 6(1), 1384–1405. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1597