Concepções de álgebra na educação matemática

Autores/as

  • José Eronildo de Melo Universidad de Desarrollo Sustentable - UDS https://orcid.org/0000-0003-0359-6930
  • Leopoldo Oscar Briones Salazar Visión Educaciona
  • Claudiene Cordeiro Leandro Bispo Universidad de Desarrollo Sustentable - UDS https://orcid.org/0000-0003-0359-6930
  • Maria Sizino de Lira Santos Universidad de Desarrollo Sustentable - UDS
  • José Saraiva dos Santos Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1597

Resumen

RESUMO: Este artigo objetiva articular os conhecimentos algébricos elementares desenvolvidos por professores e os seus perfis conceituais, consoante Fiorentini, Miorim e Miguel (1993), Usiskin (1995), Lins e Gimenez (1997), Figueiredo (1997) e Lee (2001). Partimos de um estudo bibliográfico para fundamentar o marco teórico e aplicação de um questionário a fim de identificar as concepções dos professores acerca do ensino de álgebra elementar de acordo com Lee. A articulação natural entre situações concretas e do cotidiano para que os alunos visualizem a aplicação da álgebra, em distintos contextos, é fundamental para a construção do raciocínio algébrico. No tocante ao ato de ensinar álgebra principalmente é preciso ter em mente o objeto de estudo e transitar entre os diferentes registros semióticos a ele relacionados, como aponta Duval (2009). Bem como ampliar a forma de abordar a álgebra a partir de várias concepções possíveis.

PALAVRAS-CHAVES: Educação algébrica, Concepções, Significados.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

José Eronildo de Melo, Universidad de Desarrollo Sustentable - UDS

Pós-doutorando; Universidad de Desarrollo Sustentable - UDS; Assunção, Paraguai.

Leopoldo Oscar Briones Salazar, Visión Educaciona

Diretor Geral Visión Educacional Chile: www.vechile.org. Diretor Pós-graduação UDS, Assunção, Paraguai. Diretor Programas de Pós-graduação Universidade Internacional SEK, Chile. Coordenador Unidade de Desenvolvimento Curricular Centro tecnológico Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso, Chile.

Claudiene Cordeiro Leandro Bispo, Universidad de Desarrollo Sustentable - UDS

Pós-doutoranda; Universidad de Desarrollo Sustentable - UDS; Assunção, Paraguai.

Maria Sizino de Lira Santos, Universidad de Desarrollo Sustentable - UDS

Pós-doutoranda; Universidad de Desarrollo Sustentable - UDS; Assunção, Paraguai.

José Saraiva dos Santos, Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL

Mestrando; Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL; Arapiraca, Alagoas.

Publicado

2021-01-31

Cómo citar

Melo, J. E. de, Salazar, L. O. B., Bispo, C. C. L., Santos, M. S. de L., & Santos, J. S. dos. (2021). Concepções de álgebra na educação matemática. Diversitas Journal, 6(1), 1384–1405. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1597