Concepções de álgebra na educação matemática
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1597Resumen
RESUMO: Este artigo objetiva articular os conhecimentos algébricos elementares desenvolvidos por professores e os seus perfis conceituais, consoante Fiorentini, Miorim e Miguel (1993), Usiskin (1995), Lins e Gimenez (1997), Figueiredo (1997) e Lee (2001). Partimos de um estudo bibliográfico para fundamentar o marco teórico e aplicação de um questionário a fim de identificar as concepções dos professores acerca do ensino de álgebra elementar de acordo com Lee. A articulação natural entre situações concretas e do cotidiano para que os alunos visualizem a aplicação da álgebra, em distintos contextos, é fundamental para a construção do raciocínio algébrico. No tocante ao ato de ensinar álgebra principalmente é preciso ter em mente o objeto de estudo e transitar entre os diferentes registros semióticos a ele relacionados, como aponta Duval (2009). Bem como ampliar a forma de abordar a álgebra a partir de várias concepções possíveis.
PALAVRAS-CHAVES: Educação algébrica, Concepções, Significados.
Métricas
Citas
BOOTH, Lesley R. Dificuldade das crianças que se iniciam em álgebra. In: COXFORD, Arthur. F.; SHULTE, Albert. P. (Orgs). As ideias da álgebra. Trad. Hygino H. Domingues. 6. Reimp. São Paulo: Atual, 2004.
DANYLUK, Ocsana Sônia. Alfabetização matemática: as primeiras manifestações da escrita infantil.5. ed. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2015.
DUVAL, R. Semiósis e pensamento humano: registro semiótico e aprendizagens intelectuais. São Paulo: Editora da Livraria da Física, 2009.
FIORENTINI, D.; MIORIM, M. Â.; MIGUEL, A. Contribuição para um Repensar... a Educação Algébrica Elementar. Pro-Posições, Campinas -SP, 4 (1), 78-91. 1993.
GREER, Brian. Algebra for all?. The Montana mathematics enthusiast, ISSN 1551-3440, vol. 5, n.º 2,3,2008, p. 423-428.
LEE, Lesley. Early –but which algebra? The future of the teaching and learning of algebra.In: ICMI study conference, 12, 2001. Melbourne (Australia). Proceedings... Melbourne: ICM, 2001. v. 2, p. 392-300.
LIEURY, Alain. Memória e aproveitamento escolar. São Paulo: Edições Loyola, 2001.
LINS, Romulo Campos; GIMENEZ, Joaquim. Perspectivas em aritmética e álgebra para o século XXI. Campinas, SP: Papirus, 1997.
MARTINS, Lourival Pereira; DIAS, Marlene Alves. Os sete aspectos considerados nas tarefas de passagem da Aritmética para a Álgebra. Revista de Educação em Ciências e Matemática, v.13 (28) Jul-Dez 2017. p. 90-103.
MELO, José Eronildo de. Educação algébrica: significados e concepções dos professores de matemática de Palmeira dos Índios –AL (2017). (Dissertação de mestrado) Assunção, Paraguai: Universidade de Desarrollo Sustentable, 2017.
POLYA, George. A arte de resolver problemas. Trad. Heitor Lisboa de Araújo. Rio de Janeiro: Interciência, 2006.
PONTE, João Pedro da; BRANCO, Neusa; MATOS, Ana. Álgebra no ensino básico. Ministério da educação, Portugal: DGIDC, 2009.
SADOVSKY, Patricia. O ensino de matemática hoje: enfoques, sentidos e desafios. Trad.: Antonio de Padua Danesi. São Paulo: Ática, 2007.
SAÉNZ-LUDLOW, Adalira. Juegos de interpretación en el aula: construcción evolutiva de significados matemáticos. In: DUVAL, Raymond; SAÉNZ-LUDLOW, Adalira. Comprensión y aprendizaje en matemáticas: perspectivas semióticas selecionadas. Bogotá: Editorial Universidad Distrital Francisco José de Caldas, 2016.
SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. Ed. Ver. E atual. São Paulo: Cortez, 2007.
SCARLASSARI, Nathalia Tornisiello. Um estudo de dificuldades ao aprender álgebra em situações diferenciadas de ensino em alunos da 6ª série do ensino fundamental. Dissertação de mestrado. Campinas, SP: [s.n.], 2007.
USISKIN, Zalman. Concepções sobre a álgebra da escolar média e utilizações das variáveis. In: In: COXFORD, Arthur. F.; SHULTE, Albert. P. (Orgs). As ideias da álgebra. 6. Reimp. Trad. Hygino H. Domingues. São Paulo: Atual, 2004.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 José Eronildo de Melo, Leopoldo Oscar Briones Salazar, Claudiene Cordeiro Leandro Bispo, Maria Sizino de Lira Santos, José Saraiva dos Santos

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”