Concepções de álgebra na educação matemática

Autores/as

  • José Eronildo de Melo Universidad de Desarrollo Sustentable - UDS https://orcid.org/0000-0003-0359-6930
  • Leopoldo Oscar Briones Salazar Visión Educaciona
  • Claudiene Cordeiro Leandro Bispo Universidad de Desarrollo Sustentable - UDS https://orcid.org/0000-0003-0359-6930
  • Maria Sizino de Lira Santos Universidad de Desarrollo Sustentable - UDS
  • José Saraiva dos Santos Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1597

Resumen

RESUMO: Este artigo objetiva articular os conhecimentos algébricos elementares desenvolvidos por professores e os seus perfis conceituais, consoante Fiorentini, Miorim e Miguel (1993), Usiskin (1995), Lins e Gimenez (1997), Figueiredo (1997) e Lee (2001). Partimos de um estudo bibliográfico para fundamentar o marco teórico e aplicação de um questionário a fim de identificar as concepções dos professores acerca do ensino de álgebra elementar de acordo com Lee. A articulação natural entre situações concretas e do cotidiano para que os alunos visualizem a aplicação da álgebra, em distintos contextos, é fundamental para a construção do raciocínio algébrico. No tocante ao ato de ensinar álgebra principalmente é preciso ter em mente o objeto de estudo e transitar entre os diferentes registros semióticos a ele relacionados, como aponta Duval (2009). Bem como ampliar a forma de abordar a álgebra a partir de várias concepções possíveis.

PALAVRAS-CHAVES: Educação algébrica, Concepções, Significados.

Métricas

Visualizaciones del PDF
810
Jan 31 '21Feb 01 '21Feb 04 '21Feb 07 '21Feb 10 '21Feb 13 '21Feb 16 '21Feb 19 '21Feb 22 '21Feb 25 '21Feb 28 '21Mar 01 '212.0
| |

Biografía del autor/a

José Eronildo de Melo, Universidad de Desarrollo Sustentable - UDS

Pós-doutorando; Universidad de Desarrollo Sustentable - UDS; Assunção, Paraguai.

Leopoldo Oscar Briones Salazar, Visión Educaciona

Diretor Geral Visión Educacional Chile: www.vechile.org. Diretor Pós-graduação UDS, Assunção, Paraguai. Diretor Programas de Pós-graduação Universidade Internacional SEK, Chile. Coordenador Unidade de Desenvolvimento Curricular Centro tecnológico Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso, Chile.

Claudiene Cordeiro Leandro Bispo, Universidad de Desarrollo Sustentable - UDS

Pós-doutoranda; Universidad de Desarrollo Sustentable - UDS; Assunção, Paraguai.

Maria Sizino de Lira Santos, Universidad de Desarrollo Sustentable - UDS

Pós-doutoranda; Universidad de Desarrollo Sustentable - UDS; Assunção, Paraguai.

José Saraiva dos Santos, Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL

Mestrando; Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL; Arapiraca, Alagoas.

Publicado

2021-01-31

Cómo citar

Melo, J. E. de, Salazar, L. O. B., Bispo, C. C. L., Santos, M. S. de L., & Santos, J. S. dos. (2021). Concepções de álgebra na educação matemática. Diversitas Journal, 6(1), 1384–1405. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1597