O autodiagnóstico da dislexia na pessoa adulta

um estudo de caso

Autores

  • Neide Maria de Oliveira da Silva FUNAD – Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência em João Pessoa - PB
  • José do Nascimento Soares Faculdade Internacional da Paraíba. Cabedelo – PB, Brasil
  • Antonio Luiz da Silva UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v8i1.2456

Palavras-chave:

dislexia, transtorno, aprendizagem, diagnóstico, autodiagnóstico

Resumo

A dislexia é um dos mais importantes transtornos de aprendizagem. É caracterizada por dificuldade de linguagem verbal, escrita e compreensiva. Seus primeiros sinais surgem no início da vida e vão aumentando quando o sujeito entra a vida escolar.  Por causa das limitações de todos os envolvidos no processo de ensino aprendizagem, no passado muitos disléxicos se evadiam a escola. E aqueles que avançavam na escolaridade não eram diagnosticados na idade escolar. Aliás, muitos disléxicos só foram diagnosticados ou autodiagnosticados na idade adulta, não recebendo apoio intelectual durante a sua formação acadêmica. Visando revelar elementos da dislexia ao longo de uma vida, neste artigo tomaremos a história de vida de uma pedagoga. Destacaremos seu percurso acadêmico e sua trajetória existencial. Mostraremos a importância da discussão acerca da dislexia, entendendo sua implicação para a vida de um grupo numeroso de pessoas. A partir do caso, enfatizaremos ser possível uma pessoa disléxica aprender, avançar e ter sucesso profissional.

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Biografia do Autor

Neide Maria de Oliveira da Silva, FUNAD – Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência em João Pessoa - PB

Licenciatura em Pedagogia pela UFPB – Universidade Federal da Paraíba. Especialista em Psicopedagogia pela FIP – Faculdades Integradas de Patos - PB. Funcionária Pública da Secretaria de Educação Estadual da Paraíba, atuando na FUNAD – Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência em João Pessoa - PB. Professora aposentada da Secretária de Educação do Município de Cabedelo – PB, tendo atuado na Escola Municipal Plácido Almeida.

José do Nascimento Soares, Faculdade Internacional da Paraíba. Cabedelo – PB, Brasil

Licenciatura em Pedagogia pela FPB – Faculdade Internacional da Paraíba. Especialização em Neuropsicopedagogia – UNIESP. Trabalhou para a Secretaria Estadual de Educação da Paraíba, atuando como professor e coordenador da Sala de AEE – Atendimento Educacional Especializado do Sesquicentenário – João Pessoa – PB. Professor do Curso de Pedagogia da FAculdade Internacional da Paraíba

Ator paraibano. 

 

Antonio Luiz da Silva, UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil

Doutorando em Psicologia (UFRN), Mestre em Antropologia (UFPB); Licenciatura em Psicologia (UEPB), Formação de Psicólogo (UEPB)

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Publicado

2023-01-10

Como Citar

Silva, N. M. de O. da, Soares, J. do N. ., & Silva, A. L. da. (2023). O autodiagnóstico da dislexia na pessoa adulta: um estudo de caso. Diversitas Journal, 8(1). https://doi.org/10.48017/dj.v8i1.2456