O autodiagnóstico da dislexia na pessoa adulta

um estudo de caso

Authors

  • Neide Maria de Oliveira da Silva FUNAD – Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência em João Pessoa - PB
  • José do Nascimento Soares Faculdade Internacional da Paraíba. Cabedelo – PB, Brasil
  • Antonio Luiz da Silva UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v8i1.2456

Keywords:

dislexia, transtorno, aprendizagem, diagnóstico, autodiagnóstico

Abstract

A dislexia é um dos mais importantes transtornos de aprendizagem. É caracterizada por dificuldade de linguagem verbal, escrita e compreensiva. Seus primeiros sinais surgem no início da vida e vão aumentando quando o sujeito entra a vida escolar.  Por causa das limitações de todos os envolvidos no processo de ensino aprendizagem, no passado muitos disléxicos se evadiam a escola. E aqueles que avançavam na escolaridade não eram diagnosticados na idade escolar. Aliás, muitos disléxicos só foram diagnosticados ou autodiagnosticados na idade adulta, não recebendo apoio intelectual durante a sua formação acadêmica. Visando revelar elementos da dislexia ao longo de uma vida, neste artigo tomaremos a história de vida de uma pedagoga. Destacaremos seu percurso acadêmico e sua trajetória existencial. Mostraremos a importância da discussão acerca da dislexia, entendendo sua implicação para a vida de um grupo numeroso de pessoas. A partir do caso, enfatizaremos ser possível uma pessoa disléxica aprender, avançar e ter sucesso profissional.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Neide Maria de Oliveira da Silva, FUNAD – Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência em João Pessoa - PB

Licenciatura em Pedagogia pela UFPB – Universidade Federal da Paraíba. Especialista em Psicopedagogia pela FIP – Faculdades Integradas de Patos - PB. Funcionária Pública da Secretaria de Educação Estadual da Paraíba, atuando na FUNAD – Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência em João Pessoa - PB. Professora aposentada da Secretária de Educação do Município de Cabedelo – PB, tendo atuado na Escola Municipal Plácido Almeida.

José do Nascimento Soares, Faculdade Internacional da Paraíba. Cabedelo – PB, Brasil

Licenciatura em Pedagogia pela FPB – Faculdade Internacional da Paraíba. Especialização em Neuropsicopedagogia – UNIESP. Trabalhou para a Secretaria Estadual de Educação da Paraíba, atuando como professor e coordenador da Sala de AEE – Atendimento Educacional Especializado do Sesquicentenário – João Pessoa – PB. Professor do Curso de Pedagogia da FAculdade Internacional da Paraíba

Ator paraibano. 

 

Antonio Luiz da Silva, UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil

Doutorando em Psicologia (UFRN), Mestre em Antropologia (UFPB); Licenciatura em Psicologia (UEPB), Formação de Psicólogo (UEPB)

References

Andrade, S. R., Ruoff, A. B., Piccoli, T., Schmitt, M. D., Ferreira, A., Xavier, A. C. A. (2017). O estudo de caso como método de pesquisa em enfermagem: uma revisão integrativa. Texto Contexto Enferm, 26(4):e5360016, pp 2-12. https://www.scielo.br/j/tce/a/8fLRLYFMZLVwT3BxBHCJRSs/?format=pdf&lang=pt

Alves, L. M., Siqueira, C. M., Lodi, D. F., Araújo, M. C. M. F. (2011). Introdução à Dislexia do Desenvolvimento. In. Alves, L. M., Mousinho, R., Capellini S. (Orgs.). Dislexia: novos temas, novas perspectivas. (pp. 21-40) Wak Editora.

Bonini, F. V., Mari, R. R., Anjos, S. A., Joveliano, V., Teixeira, S. C. P. (2010). Problemas emocionais em um adulto com dislexia: um estudo de caso. Revista Psicopedagogia, 27(83), pp. 310-322. http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psicoped/v27n83/16.pdf

Carvalhais, L. S. A., Silva, C. (2007). Consequências sociais e emocionais da Dislexia de desenvolvimento: um estudo de caso. Revista Semestral da ABRAPEE, Volume 11 Número 1, Janeiro/Junho, pp. 21-29. https://www.scielo.br/j/pee/a/6hzxH48Z8RZc9nhxWttbdvC/?format=pdf&lang=pt

Catts, H. W., Chan, Y. (2011). Identificação precoce da dislexia. In. Alves, L. M., Mousinho, R., Capellini S. (Orgs.). Dislexia: novos temas, novas perspectivas. (pp. 55-70) Wak Editora.

Condemarin, M., Blomquist, M. (1989). Dislexia: manual de leitura corretiva. (3ª ed.) Artes Médicas.

Davis, R. D. (2004). O dom da Dislexia: por que algumas pessoas mais brilhantes não conseguem ler e como podem aprender. Rocco.

Drouet, R. C. R. (1995). Distúrbios da Aprendizagem. (2ª ed.) Ática S. A.

Fleming, L. (2000). Seja o nota 10 na vida. O único método de aprendizagem em suas mãos para aprender a conquistar seus objetivos e sonhos. Leans Tecnologia.

Gerber, A. (1996). Problemas de aprendizagem relacionados à linguagem: sua natureza e tratamento. Artes Médicas.

Lecours, A. R., Parente, M. A. M. P. (1997). Dislexia: implicações do sistema de escrita do português. Artes Médicas.

Navas, M. L. (2011). Por que prevenir é melhor que remediar quando se trata de dificuldades de aprendizagem. In. Alves, L. M., Mousinho, R., Capellini S. (Orgs.). Dislexia: novos temas, novas perspectivas. (pp. 41-54) Wak Editora.

Pain, S. (1992). Diagnóstico e tratamento dos problemas de aprendizagem. (4ª ed.) Artes Médicas.

Pinheiro, A. M. V., Scliar-Cabral, L. (2017). Dislexia: causas e consequências. Editora UFMG.

Rodrigues, S. D., Ciasca, S. M. (2016). Dislexia na escola: identificação e possibilidades de intervenção. Rev. psicopedag., São Paulo , v. 33, n. 100, pp. 86-97. http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psicoped/v33n100/10.pdf

Rodrigues, C. C., Meca, T. P., Oliveira, D. G., Ueki, K., Bueno, O. F. A., Macedo, E. C. (2014). Perfis cognitivos de crianças e adolescentes com dislexia na WISC-III. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 66 (2), pp. 17–35. http://pepsic.bvsalud.org/pdf/arbp/v66n2/03.pdf

Sampaio, N. F. S., Paixão, T, N., Perottino, S. (2019). Uma discussão a respeito da dislexia – o sujeito na sua relação com a escrita. Pesquisas e Práticas Psicossociais São João del-Rei, 14(1), janeiro-março pp. 1-18. http://pepsic.bvsalud.org/pdf/ppp/v14n1/10.pdf

Soares, J. N., Amaral, A. V., Ferreira, S. L., Silva, A. L. (2018). Dislexia e Aprendizagem: uma reflexão para a prática educativa. Anais do III CINTEDI - Congresso Internacional de Educação Inclusiva. Ed. Realize.

Silva, S. S. L. (2004). Conhecendo a dislexia e a importância da equipe interdisciplinar no processo de diagnóstico. Rev. Psicopedagogia, 26(81). pp. 470-475. http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psicoped/v26n81/v26n81a14.pdf

Teles, P. (2004). Dislexia: Como identificar? Como intervir? Rev Port Clin Geral, (20) pp. 713-730. https://www.rpmgf.pt/ojs/index.php/rpmgf/article/view/10097/9834

Ventura, M. M. (2007). O Estudo de Caso como Modalidade de Pesquisa. Rev SOCERJ. 20(5). setembro/outubro, pp. 383-386. http://sociedades.cardiol.br/socerj/revista/2007_05/a2007_v20_n05_art10.pdf

Published

2023-01-10

How to Cite

Silva, N. M. de O. da, Soares, J. do N. ., & Silva, A. L. da. (2023). O autodiagnóstico da dislexia na pessoa adulta: um estudo de caso. Diversitas Journal, 8(1). https://doi.org/10.48017/dj.v8i1.2456