Calendário da flora apícola para produtores no município de Major Izidoro, Alagoas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1700

Resumo

RESUMO: A disponibilidade dos recursos e produção apícola de uma determinada localidade está diretamente relacionada com o revestimento florístico da área de pastejo em torno da área onde as colmeias estão localizadas. Portanto, o presente trabalho teve por objetivo coletar e identificar a flora apícola nativa e exótica, produtora de recursos apícolas em torno da área de dois apiários no município de Major Izidoro, bem como coleta de dados fenológicos e espécimes preferenciais visitadas pelas abelhas (Apis mellifera L.), que por fim, serão fundamentais para mensurar a produção final dos apiários e permitir aos produtores uma programação de manejo de seus apiários a partir da produção de um calendário apícola para o município. O presente estudo foi conduzido em dois apiários distintos localizados no município de Major Izidoro, mesorregião do Sertão Alagoano. Foram encontradas e coletadas 46 espécies na área do presente estudo. No que diz respeito às suas fenofases (Tab. 1) de floração a maioria das espécies permaneceram com floração durante o ano todo e na maioria dos meses tais como: Jatropha molíssima (Pohl) Baill. (Pinhão) que manteve sua floração de janeiro a dezembro, Cleome spinosa Jacq. (Munssambé) de janeiro a agosto/novembro a dezembro, Croton heliotropiifolius Kunth (Velame) de janeiro a julho/dezembro, Cnidoscolus urens (L.) Arthur (Urtiga) de janeiro a março/maio a dezembro. Em contrapartida, ocorreram espécies que mantiveram sua floração em apenas um mês durante a observação: Commelina erecta L (Olho de Santa Luzia) e Indigofera suffruticosa Mill. (Anil). A escassez de flores ocorreu nos meses de janeiro, fevereiro e dezembro, por consequências nesses meses a produção de mel tende a decrescer. No entanto, pelo fato da maioria das plantas apresentarem floração na maioria dos meses, podem ser indicadas como importantes fontes de alimento para a apifauna local.

PALAVRAS-CHAVE: apicultura, flora nativa, Nordeste brasileiro, atividade sustentável.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cézar Augusto Tavares Alves, Secretaria Municipal de Agricultura de Major Izidoro – AL; Universidade Estadual de Alagoas

Técnico em Agropecuária na Secretaria Municipal de Agricultura de Major Izidoro – AL; Especialista em Produção Animal e Desenvolvimento Rural pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL). 

Maria do Carmo Carneiro, Universidade Estadual de Alagoas

Professora Assistente da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL); Mestre em Zootecnia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Downloads

Publicado

2021-02-02

Como Citar

Alves, C. A. T., & Carneiro, M. do C. (2021). Calendário da flora apícola para produtores no município de Major Izidoro, Alagoas. Diversitas Journal, 6(1), 1741–1747. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1700

Edição

Seção

Dossiê Temático - Produção Animal e Desenvolvimento Rural: diversas abordagens

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)