A educação ambiental a partir das práticas interdisciplinares: Escola Estadual de Ensino Fundamental Dom Érico Ferrari, Nova Palma/RS
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1620Resumo
RESUMO: Compreender o papel que a educação escolar exerce na sociedade contemporânea, a partir de suas práticas e ações pedagógicas, é de extrema importância. Os projetos e atividades educativas desenvolvidos no ambiente escolar auxiliam na formação de cidadãos com consciência crítica. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva compreender a importância dos projetos interdisciplinares de educação ambiental desenvolvidos por uma escola do campo de Ensino Fundamental - Escola Estadual Dom Érico Ferrari, localizada no município de Nova Palma/RS, abarcando os projetos “horta na escola” e “o mel e as suas utilidades”, desenvolvidos, respectivamente, com alunos do 9º ano e 1º ao 4º ano. A metodologia está baseada em uma abordagem qualitativa, realizada pesquisa bibliográfica, documental e de campo, além da aplicação de entrevistas aos sujeitos envolvidos nos projetos. Como resultado, observa-se que os projetos apresentados foram efetivos, contemplando a educação ambiental em suas práticas em distintos contextos e espaços entre os quais, a escola e a comunidade escolar. Destaca-se a importância dos projetos frente aos debates socioambientais e as reflexões críticas desenvolvidas entre as diferentes disciplinas do currículo escolar, motivando a troca de saberes, uma vez que trabalha com questões voltadas a realidade de vivência dos educandos.
PALAVRAS-CHAVE: Comunidade escolar, projetos Interdisciplinares, oficinas.
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Copyright (c) 2021 Helena Maria Beling, Janete Webler Cancelier, Michele Hennig Vestena, Josiane Oliveira de Campos
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