A educação ambiental a partir das práticas interdisciplinares: Escola Estadual de Ensino Fundamental Dom Érico Ferrari, Nova Palma/RS
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1620Resumen
RESUMO: Compreender o papel que a educação escolar exerce na sociedade contemporânea, a partir de suas práticas e ações pedagógicas, é de extrema importância. Os projetos e atividades educativas desenvolvidos no ambiente escolar auxiliam na formação de cidadãos com consciência crítica. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva compreender a importância dos projetos interdisciplinares de educação ambiental desenvolvidos por uma escola do campo de Ensino Fundamental - Escola Estadual Dom Érico Ferrari, localizada no município de Nova Palma/RS, abarcando os projetos “horta na escola” e “o mel e as suas utilidades”, desenvolvidos, respectivamente, com alunos do 9º ano e 1º ao 4º ano. A metodologia está baseada em uma abordagem qualitativa, realizada pesquisa bibliográfica, documental e de campo, além da aplicação de entrevistas aos sujeitos envolvidos nos projetos. Como resultado, observa-se que os projetos apresentados foram efetivos, contemplando a educação ambiental em suas práticas em distintos contextos e espaços entre os quais, a escola e a comunidade escolar. Destaca-se a importância dos projetos frente aos debates socioambientais e as reflexões críticas desenvolvidas entre as diferentes disciplinas do currículo escolar, motivando a troca de saberes, uma vez que trabalha com questões voltadas a realidade de vivência dos educandos.
PALAVRAS-CHAVE: Comunidade escolar, projetos Interdisciplinares, oficinas.
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Helena Maria Beling, Janete Webler Cancelier, Michele Hennig Vestena, Josiane Oliveira de Campos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”