Criação e usos do aplicativo LineAlg como objeto de aprendizagem na Educação Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1596

Resumo

RESUMO: O letramento matemático é indispensável aos processos educativos que têm por finalidade a formação de pessoas capazes de exercer plenamente sua cidadania. A escola contemporânea também não pode prescindir de tecnologias como a dos computadores e dos dispositivos eletrônicos móveis. Este trabalho articulou ambas as necessidades com o objetivo de desenvolver um aplicativo para auxiliar processos de ensino-aprendizagem de matrizes, determinantes e sistemas de equações lineares no Ensino Médio. Para tanto, houve a realização de pesquisas bibliográficas sobre o ensino desses tópicos da álgebra linear e, consequentemente, o desenvolvimento de uma aplicação móvel utilizando a linguagem Python e a biblioteca Kivy. Foram criadas funções que permitem calcular e verificar o passo a passo dos cálculos, bem como tomar lições por meio de um chatbot, ainda uma aplicação para o balanceamento de equações químicas. Além desses usos, sugere-se uma atividade com o aplicativo, a fim de evidenciar seu potencial de incrementar aulas de matemática e estudos individuais dos alunos em tópicos de álgebra, inclusive de forma remota.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Matemática, Tecnologias digitais, Álgebra linear.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Thiago Ribeiro da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL)

Estudante; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL) – Campus Coruripe.

Wesley Lucas Fernandes dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL)

Estudante; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL) – Campus Coruripe; BRAZIL.

Ewerton Roosewelt Bernardo da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL)

Docente; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL) – Campus Viçosa; BRAZIL.

Alisson Werner Arruda de Arruda, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL)

Docente; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL) – Campus Coruripe; BRAZIL.

Referências

BITTAR, Marilena; GUIMARAES, Sheila Denize; VASCONCELLOS, Mônica. A integração date cnologia na prática do professor que ensina matemática na educação básica: uma proposta de pesquisa-ação. REVEMAT –Revista Eletrônica de Educação Matemática. V3.8, p.84-94, UFSC. 2008. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/13033>. Acessado em 15 jul. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEM, DICEI, 2013. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>.Acessado em 15 jul. 2020.

BRASIL, S.B., SANTOS, BE. P. & FERENHOF, H. A. Mobile learning: Um estudo exploratório sobre aprendizagem com mobilidade no brasil. IJKEM -International Journal of Knowledge Engineering and Management, Universidade de Santa Catarina, vol.7, num. 19, Santa Catarina. 2018.

FONSECA, Maria da Conceição F. R.. Sobre a adoção do conceito de numeramento nodesenvolvimento de pesquisas e práticas pedagógicas na educação matemática de jovens e adultos. IX ENEM, 2007, Belo Horizonte [Anais eletrônicos...] Belo Horizonte, 2007. CDROM.

KIVY ORGANIZATION. Kivy: Cross-platform Python Framework for NUI Development, C2019. Home page. Available from: <https://kivy.org/#home>. Acessado em 16 jul. 2020.

KIVY’S DEVELOPER REVISION. Buildozer, C2014. Documentation. Available from: <https://buildozer.readthedocs.io/en/latest/>. Acessado em 16 jul. 2020.

LOCHHEAD, Jack; MESTRE, José P.. Das Palavras à Álgebra: corrigindo concepções erradas. In: COXFORD, Arthur F. e SHULTE, Albert P. As ideias da Álgebra. São Paulo: Atual, 1995. Acessado em 15 jul. 2020.

MICROSOFT CORPORATION. Github: Built for developers, c2020. Home page. Available from: <https://github.com/>. Acessado em 16 jul. 2020.

PONTE, J.; BROCARDO, J.; OLIVEIRA, H. Investigações matemáticas na sala de aula. 3.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.

PYTHON SOFTWARE FOUNDATION. Python, c2020. Home page. Available from: <https://www.python.org/>. Acessado em 16 jul. 2020.

ROCHA, Hugo. Chatbot: o que é, para que serve, como funciona e como criar o seu. Klickpages, 2019. Disponível em: <https://klickpages.com.br/blog/chatbot-o-que-e/>. Acessado em 17 jul. 2020.

Downloads

Publicado

2021-01-31

Como Citar

Silva, T. R. da, Santos, W. L. F. dos, Silva, E. R. B. da, & Arruda, A. W. A. de. (2021). Criação e usos do aplicativo LineAlg como objeto de aprendizagem na Educação Básica. Diversitas Journal, 6(1), 1415–1427. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1596