Criação e usos do aplicativo LineAlg como objeto de aprendizagem na Educação Básica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1596

Resumen

RESUMO: O letramento matemático é indispensável aos processos educativos que têm por finalidade a formação de pessoas capazes de exercer plenamente sua cidadania. A escola contemporânea também não pode prescindir de tecnologias como a dos computadores e dos dispositivos eletrônicos móveis. Este trabalho articulou ambas as necessidades com o objetivo de desenvolver um aplicativo para auxiliar processos de ensino-aprendizagem de matrizes, determinantes e sistemas de equações lineares no Ensino Médio. Para tanto, houve a realização de pesquisas bibliográficas sobre o ensino desses tópicos da álgebra linear e, consequentemente, o desenvolvimento de uma aplicação móvel utilizando a linguagem Python e a biblioteca Kivy. Foram criadas funções que permitem calcular e verificar o passo a passo dos cálculos, bem como tomar lições por meio de um chatbot, ainda uma aplicação para o balanceamento de equações químicas. Além desses usos, sugere-se uma atividade com o aplicativo, a fim de evidenciar seu potencial de incrementar aulas de matemática e estudos individuais dos alunos em tópicos de álgebra, inclusive de forma remota.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Matemática, Tecnologias digitais, Álgebra linear.

Métricas

Visualizações em PDF
845
Jan 31 '21Feb 01 '21Feb 04 '21Feb 07 '21Feb 10 '21Feb 13 '21Feb 16 '21Feb 19 '21Feb 22 '21Feb 25 '21Feb 28 '21Mar 01 '216.0
| |

Biografía del autor/a

Thiago Ribeiro da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL)

Estudante; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL) – Campus Coruripe.

Wesley Lucas Fernandes dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL)

Estudante; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL) – Campus Coruripe; BRAZIL.

Ewerton Roosewelt Bernardo da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL)

Docente; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL) – Campus Viçosa; BRAZIL.

Alisson Werner Arruda de Arruda, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL)

Docente; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL) – Campus Coruripe; BRAZIL.

Publicado

2021-01-31

Cómo citar

Silva, T. R. da, Santos, W. L. F. dos, Silva, E. R. B. da, & Arruda, A. W. A. de. (2021). Criação e usos do aplicativo LineAlg como objeto de aprendizagem na Educação Básica. Diversitas Journal, 6(1), 1415–1427. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1596