Criação e usos do aplicativo LineAlg como objeto de aprendizagem na Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1596Resumen
RESUMO: O letramento matemático é indispensável aos processos educativos que têm por finalidade a formação de pessoas capazes de exercer plenamente sua cidadania. A escola contemporânea também não pode prescindir de tecnologias como a dos computadores e dos dispositivos eletrônicos móveis. Este trabalho articulou ambas as necessidades com o objetivo de desenvolver um aplicativo para auxiliar processos de ensino-aprendizagem de matrizes, determinantes e sistemas de equações lineares no Ensino Médio. Para tanto, houve a realização de pesquisas bibliográficas sobre o ensino desses tópicos da álgebra linear e, consequentemente, o desenvolvimento de uma aplicação móvel utilizando a linguagem Python e a biblioteca Kivy. Foram criadas funções que permitem calcular e verificar o passo a passo dos cálculos, bem como tomar lições por meio de um chatbot, ainda uma aplicação para o balanceamento de equações químicas. Além desses usos, sugere-se uma atividade com o aplicativo, a fim de evidenciar seu potencial de incrementar aulas de matemática e estudos individuais dos alunos em tópicos de álgebra, inclusive de forma remota.
PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Matemática, Tecnologias digitais, Álgebra linear.
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Derechos de autor 2021 Thiago Ribeiro da Silva, Wesley Lucas Fernandes dos Santos, Ewerton Roosewelt Bernardo da Silva, Alisson Werner Arruda de Arruda
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