Resíduos sólidos no espaço rural: uma análise do assentamento Pindoba I em União dos Palmares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1456

Palavras-chave:

Assentamento Pindoba I, Meio Rural, Lixo Rural, Degradação Ambiental, Educação Ambiental

Resumo

O objetivo geral desse estudo foi verificar como se destina os resíduos sólidos e seus efeitos no Assentamento Pindoba I, em União dos Palmares. A metodologia do trabalho foi estruturada em uma abordagem quantitativa no campo dos dados sociais, econômicos, ambientais e demográficos, e em uma abordagem qualitativa no que tange à percepção da população quanto à destinação dos resíduos gerados na propriedade. Os dados deram subsidio a uma análise exploratória junto com o suporte de material como fotos e entrevistas. Os resultados demonstram que os moradores residentes no Assentamento Pindoba I utilizam algumas formas de destinação do lixo na natureza, sendo mais frequentes as queimadas. Além disso, eles não recebem orientações sobre a forma de tratamento adequado a ser dado aos resíduos produzidos e também o reaproveitamento desses resíduos. No que se refere aos tipos de lixos descartados nas moradias rurais, identificamos que são bem semelhantes aos depositados nas zonas urbanas. Sendo assim, classificam-se como: embalagens de produtos, sacolas plásticas, vidros, latas de alumínios, garrafas PET, papelão e alguns metais. Estas informações apontaram para a necessidade de envolvimento dos gestores públicos com o descarte indevido do lixo gerado pelas comunidades rurais. Formas de reaproveitamento do lixo como a compostagem do lixo orgânico será, portanto, uma boa alternativa por se tratar de um ambiente rural rico em resíduos desse tipo. A coleta seletiva protegeria também o ambiente, garantido um descarte apropriado dos resíduos e reutilizando aqueles recicláveis. Dessa forma, a conscientização da população sobre a forma correta de destinação destes resíduos constituiria uma forma de preservação do meio ambiente.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcelo da Silva Gomes, Universidade Estadual de Alagoas

0000-0003-2549-0774. Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), Campus V, União dos Palmares-AL, BRASIL, Email: marcelogomes83@hotmail.com

Giliardi Camilo da Silva, Universidade Estadual de Alagoas

0000-0003-3815-2053.Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), Campus V, União dos Palmares-AL, BRASIL, Email: giliardi_16@hotmail.com

Claudionor de Oliveira Silva, Universidade do Vale do Taquari

0000-0002-6566-0451.Doutorando em Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES), Lajeado, Rio Grande do Sul. BRASIL, Bolsista CAPES, Email: claudionor.silva@universo.univates.br

Referências

BARBOSA, G, L, M. Gerenciamento de Resíduo Sólido: Assentamento Sumaré II, Sumaré-SP. Dissertação (Mestrado em Saneamento e Ambiente) –Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, UNICAMP, 2005. 147 f.

BORGES, R. C. B. Função Ambiental da Propriedade Rural LTR, 1999.

BRANDÃO, C, R. Aqui é Onde Eu Moro, Aqui Nós Vivemos: Escritos Para Conhecer, Pensar e Praticar o Município Educador Sustentável. Ed. –Brasília: 2005.

BRANQUINHO F.; FELZENSZWALB, I. Meio Ambiente: Experiências Em Pesquisa Multidisciplinar e Formação De Professores. Rio de Janeiro: Maud: FAPERJ, 2007.

CHIARAVALLOTI R. M; PÁDUAC. V. Escolhas Sustentáveis: Discutindo Biodiversidade, Uso da Terra, Água e Aquecimento Global/ -São Paulo: Urbana, 2011.

COOPER,MIGUEL [et al ]. Compostagem e Reaproveitamento de Resíduos Orgânicos Agros Industriais: Teórico e Prático Piracicaba: ESALQ2010.

DAROLT, M. R. Lixo Rural: Entraves, Estratégias e Oportunidades. Ponta Grossa, 2002. Disponível em. http://gral.eng.br/g/images/easyblog_images/73/lixo-ruralclassificao-reciclagem-e-destino-final-dos-resduos-slidos-em-comunidades-rurais-do-municpio-de-cabaceiras-gral2013. Acesso em: 25/02/2015.

GALLI, A. Educação Ambiental Como Instrumento Para o Desenvolvimento Sustentável, Curitiba: Juruá. 2008.

GARCEZ, L.; GARCEZ, C. Lixo.-1 ed. -São Paulo: Callis Ed., 2010.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.Saneamento Básico.Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/atlas_saneamento/default_zip.shtm. Acesso em 25 de julho de 2015.

LIXO E TRANSFORMAÇÃO SOCIOAMBIENTAL: GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS. Disponível em: http://www.fbb.org.br/tecnologiasocial/banco-de-tecnologias-sociais/pesquisar-tecnologias/detalhar-tecnologia-106.htmAcesso em 24 de Maio de 2016.

PERCUSSI, L. Azeite: História, Produtores, Receitas. São Paulo: SENAC, 2006.

PIRES, A, M, M & MATTIAZZO, M, E. Avaliação da Viabilidade do Uso de Resíduos na Agricultura. Circular técnica nº 19 -Embrapa Meio Ambiente, Jaguariúna, 2008.

RIBEIRO H; VARGAS H. C; (Org.). Novos instrumentos de gestão ambiental Urbana/ -1 Reimpressão. -São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2004.

ROSA; A. H.; FRACETO L. F.; MOSCHINI-CARLO, S. V. Meio ambiente e Sustentabilidade, Bookman, Porto Alegre, RS, 2012.

Downloads

Publicado

2021-01-26

Como Citar

Gomes, M. da S., Silva, G. C. da, & Silva, C. de O. (2021). Resíduos sólidos no espaço rural: uma análise do assentamento Pindoba I em União dos Palmares. Diversitas Journal, 6(1), 352–375. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1456