A imagem visual no livro didático de história do ensino médio da rede estadual da Paraíba investigada na perspectiva da Análise Arqueológica do Discurso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1691

Resumo

RESUMO: O século XXI tem como marca indelével a onipresença da imagem visual em seus vários gêneros, assim é mister desenvolver abordagens que permitam aproximar-se dela em seu campo de existência. A escola enquanto espaço cultural tem como finalidade a formação dos sujeitos sociais e desta maneira, desempenha um papel muito importante. Pois, ela exerce a função mediadora por meio das práticas educativas do saber histórico acumulado que estão presentes nos livros didáticos usados na mesma. É partir desse local, que esta pesquisa se oferece a investigar a ordem do discurso nos livros didáticos de história do ensino médio da rede estadual da Paraíba estabelecida pelas séries enunciativas que posicionam as imagens visuais ao longo dos mesmos. A abordagem teórico-metodológica escolhida para realizar a análise dos achados foi a Análise Arqueológica do Discurso (TAD), de Michel Foucault (2015) que possui um horizonte operativo baseado em três etapas, a saber: mapear, escavar e analisar descritivamente (ALCANTARA; CARLOS, 2013) que opera da seguinte maneira: na primeira etapa – a fase de horizontalização da pesquisa, representa o momento em coletamos os dados, as informações, onde são encontrados os primeiros indícios; na segunda etapa –  a fase em que a pesquisa será verticalizada, marca o instante em que nos debruçamos sobre o que foi selecionado e assim constituir o terreno arqueológico da investigação, o local onde a escavação ocorrerá mediante a escolha das ferramentas mais adequadas; na terceira e última etapa – ocasião em que os achados da pesquisa serão comunicados.

PALAVRAS-CHAVE: Imagem visual. Livro didático de história. Ordem do Discurso.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Eduardo Jorges Pugliesi, Universidade Federal da Paraíba; Governo do Estado da Paraíba, Secretaria de Educação e Cultura do Estado da Paraíba.

Graduado em História pela Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP (2011). Especialista em História do Brasil Contemporâneo pela Fundação de Ensino Superior de Olinda - FUNESO (2011). Especialista em História do Nordeste do Brasil pela Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP (2015). Especialista em Teologia Sistemática pelo Seminário Presbiteriano do Norte - SPN (2016). Mestre em Educação - UFPB (2020) e membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Discurso e Imagem Visual em Educação – GEPDIVE.

Referências

ADORNO, Theodor. Teoria estética. Tradução de Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 1970.

ARENDT, Hannah. Origens do totalitarismo. Tradução: Roberto Raposo. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História sociedade & cidadania, 1º ano. 2. ed. São Paulo: FTD, 2016ª.

______.História sociedade & cidadania, 2º ano. 2. ed. São Paulo: FTD, 2016b.

______.História sociedade & cidadania, 3º ano. 2. ed. São Paulo: FTD, 2016c.

CARLOS, Erenildo João (Orgs.). Por uma pedagogia crítica da visualidade. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2010, 246 p.

CARLOS, Erenildo João; VICENTE, Dafiana do Socorro Soares (Orgs.). A importância do ato de ver. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2011, 184 p.

DA SILVA, Maria Lúcia Gomes. A cultura midiática e suas implicações na educação de jovens e adultos. In: CARLOS, Erenildo João. (Org.). Educação e visualidade: reflexões, estudos e experiências pedagógicas com a imagem. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2008. p. 57-76.

FOUCAULT, Michael. Arqueologia do Saber. Tradução: Luiz Felipe Beata Neves, 8ª. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2015.

______.As palavras e as coisas. Tradução: Salma Tammus Muchail. 10. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2016.

GIACOMONI, Marcello Paniz; VARGAS, Anderson Zalewski. Análise do Discurso. Veredas On Line, p. 119-129 –PPG Linguística/UFJF –Juiz de Fora, 2/2010.

JOLY, Martine. Introdução à análise da imagem. Trad. Marina Appenzeller. 14. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012. 152p.

OVIDIO. Metamorfoses. XI, 85-193. Tradução de Ana P. Veja. 3. ed. Sevilla, 2002-2008.

SEVCENKO, Nicolau. O Renascimento.16. ed. rev. atual. São Paulo: Atual, 1994.

VEIGA-NETO, Alfredo J. Michael Foucault e educação: há algo de novo sob o sol? In: Crítica pós-estruturalista e educação. Porto Alegre: Sulina, 1995. p. 10-14.

VICO, Giambattista. A interpretação do processo histórico. In: GARDINER, Patrick. Teorias da História. Tradução: Vítor Matos de Sá. 6. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian,2008, p. 11-26.

VISENTINI, Paulo G. Fagundes; PEREIRA, Analúcia Danilevicz. História do mundo contemporâneo: da Pax Britânica do século XVIII ao Choque das Civilizações do século XXI. Rio de Janeiro: Vozes, 2008.

Downloads

Publicado

2021-01-31

Como Citar

Pugliesi, E. J. (2021). A imagem visual no livro didático de história do ensino médio da rede estadual da Paraíba investigada na perspectiva da Análise Arqueológica do Discurso. Diversitas Journal, 6(1), 1291–1317. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1691