A influência da Educação Ambiental na formação do sujeito ecológico no âmbito escolar
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1137Resumo
RESUMO: Educação ambiental (EA) é uma ação contínua que visa educar e formar indivíduos preocupados com os problemas ambientais, levando-os a compreender a importância da conservação, preservação e sustentabilidade para o meio ambiente. A escola, enquanto espaço formador e desenvolvedor de aspectos culturais, sociais e cognitivos, exerce papel fundamental na formação do sujeito ecológico –conceito relacionado ao modo ideal de vida inspirado em atitudes ecologicamente orientadas. O presente estudo tem por objetivo analisar a influência da EA na formação do sujeito ecológico no ambiente escolar, a partir da avaliação da percepção ambiental do corpo docente, corpo discente e equipe técnica de uma escola pública estadual, localizada no município de Arapiraca – AL. Para isso, foram aplicados questionários para os diferentes grupos que integram o corpo escolar. Após a obtenção dos dados, os mesmos foram analisados de modo descritivo, organizados em tabelas e/ou gráficos para subsidiar as discussões. A partir dos dados obtidos, pôde-se perceber que os integrantes da escola (professores, alunos e equipe técnica) apresentam uma visão limitada e superficial do que é EA e de como se pode contribuir para a conservação do meio ambiente. Além disso, embora haja projetos voltados para a EA na escola e professores que abordam a temática em sala de aula, ainda assim, essas ações têm sido incipientes. Portanto, torna-se necessário que os professores insiram, frequentemente, elementos de EA em suas aulas e elaborem projetos específicos voltados para essa temática, com o intuito de os alunos serem mais suscetíveis ao desenvolvimento de práticas e hábitos sustentáveis. Semelhantemente aos professores e alunos, a equipe técnica também precisa estar envolvida nos projetos ecológicos para que sua sensibilidade ambiental seja despertada.
PALAVRAS-CHAVE: Percepção ambiental, alunos, escola pública.
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