Uso de poços artesianos salinos em modelo produtivo de feijão de corda (Vigna unguiculata L. Walp)
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1706Resumo
RESUMO: No Semiárido brasileiro, há produtores que não tem acesso à água durante todo o ano, principalmente produtor com pequenas áreas ficam a mercê de políticas públicas ou programas de seguridade social (defesa civil) que possam intervir na falta de abastecimento de água. Na busca do equilíbrio entre as necessidades do ser humano e o meio ambiente surgem os termos sustentáveis e sustentabilidade com suas complexas dinâmicas de interação. Uma das tecnologias utilizadas para sanar o problema é a perfuração de poços artesianos, que em sua maioria possui água salina. Trabalhos realizados com técnicas de gotejamento e feijão de corda (caupi), cultivo resistente a condições de água salina, auxiliarão as políticas a promover melhoria no bem-estar dos territórios rurais. O estudo parte da pesquisa documental e revisão bibliográfica. O desenvolvimento da pesquisa documental segue os mesmos passos da pesquisa bibliográfica. As informações levantadas buscam abordar a problemática da seca e/ou estiagem nessa região como objeto de estudo as intervenções tecnológicas. Este artigo apresenta um roteiro desenvolvido para auxiliar pesquisadores direcionando-os a resolução do problema apontado fundamentos para possíveis futuras pesquisas de ação.
PALAVRAS-CHAVE: semiárido, desenvolvimento local, tecnologia.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 João Paulo Silvério da Silva, Conceição Maria Dias de Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”