Formação do preço de venda: um estudo com avicultores familiares inseridos PAF
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1499Resumo
RESUMO: A contabilidade rural não deve ser apenas usada com a finalidade fiscal, visto que esta é também uma ferramenta de gestão. Assim, o trabalho objetiva investigar como é determinado o preço de venda dos ovos de galinhas caipira, pelos produtores de Santana do Ipanema – AL inseridos no Programa de Avicultura Familiar (PAF). Metodologicamente a pesquisa tem uma abordagem quantitativa e qualitativa, dentre os procedimentos adotados foi realizada busca de informações na Cooperativa de avicultores e na Secretaria de Agricultura de Santana do Ipanema, em um segundo momento foi concretizada 44 entrevistas semiestruturada com os avicultores ativos no PAF. Constatou-se que os avicultores familiares estudados afirmam que não têm conhecimento sobre contabilidade e sobre nenhum método de mensuração dos custos de produção, assim não utilizam as informações contábeis e de custos para auxiliarem na formação do preço de venda dos seus produtos. Portanto, o preço de venda praticado é determinado pela cooperativa de avicultores que se baseia no levantamento de custos realizado pela assistência técnica ofertada aos cooperados.
PALAVRAS-CHAVE: Contabilidade Rural. Avicultura Familiar. Contabilidade de Custos.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Alisson Lino de Lima, Tatiana Frey Biehl Brandão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”