Análise dos projetos pedagógicos dos cursos de Ciências Biológicas (licenciatura), estado de Alagoas
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1257Palavras-chave:
Projeto Pedagógico, Ciências Biológicas –Licenciatura, DiretrizesCurriculares NacionaisResumo
Os projetos pedagógicos dos cursos de formação de professores indicam as concepções de aprendizagem, conteúdos, contextualização dos saberes e devem ser elaborados por equipes multidisciplinares. Neste artigo objetivou-se analisar descritiva-comparativa das convergências e divergências dos projetos dos cursos de Ciências Biológicas, ofertados por instituições públicas do Estado de Alagoas. Trata-se de uma abordagem qualitativa do tipo documental. Os documentos pesquisados foram os projetos pedagógicos dos cursos de Ciências Biológicas – licenciatura, ofertados em duas universidades e um instituto federal. A coleta de dados foi realizada em 2018 nos sites oficiais das instituições. Os dados foram analisados através do método de análise de conteúdo. Para compor a análise dos resultados, utilizaram-se as seguintes categorias: perfil do curso, incluindo os seguintes tópicos: ano de início, carga horária total, perfil do egresso, forma de acesso, número de vagas disponibilizadas, tempo de conclusão e modalidade presencial ou à distância; concepção de avaliação – são práticas avaliativas e os instrumentos usados na avaliação; concepção da prática profissional, que engloba a formatação dos estágios e os processos formativos: atividades científicas culturais e trabalho de conclusão de curso; convergências e divergências curriculares – estão incluídas as questões relativas aos componentes curriculares, como: componentes com pré-requisitos e as semelhanças e diferenças nos processos curriculares; e abordagem do ensino de Ciências – ênfase nos componentes natureza da ciência dos componentes curriculares. Dos resultados obtidos, a partir dos projetos, destacam-se que os perfis dos cursos são convergentes de acordo com as categorizações que emergiram da análise. Percebe-se que há cursos ofertados pela mesma instituição que apresentam divergências relativas aos processos curriculares. Além disso, há pouca ênfase no ensino de Ciências na maioria dos projetos pedagógicos analisados, portanto, é necessário que os projetos de cursos incorporem em seus currículos o ensino de Ciências e que ocorram revisões periódicas e discussões para buscar novos modelos formativos para as licenciaturas.
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