Os (des)caminhos da Educação do Campo em Campos dos Goytacazes: uma análise das políticas públicas educacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1575

Resumo

RESUMO: O histórico da educação brasileira evidencia que os projetos de educação pensados para o campo não consideram o capital social e as particularidades dos territórios rurais. Ressaltando, as arenas de poder entre a classe dominante e a classe trabalhadora. No campo das políticas públicas educacionais as tensões se concentram nas descontinuidades das ações governamentais voltadas as melhorias da Educação do Campo. O Brasil adota planos educacionais que não condizem com a realidade dos povos do campo, no entanto as políticas públicas conquistadas nas últimas décadas foram um importante passo na luta pela seguridade de direitos da classe trabalhadora. Diante do exposto, o presente projeto de pesquisa tem como objetivo: analisar a implementação das políticas públicas de Educação do Campo no município de Campos dos Goytacazes, no sentido de promover o desenvolvimento dos territórios camponeses. Para tanto elegeu-se como abordagem metodológica a pesquisa qualitativa. Dentre os procedimentos técnicos adotados destacam-se a pesquisa bibliográfica e documental, a realização de entrevistas com sujeitos ligados a Educação do Campo no município e a Caderneta de Campo, como ferramenta auxiliar para a sistematização dos dados. Os resultados da pesquisa apontaram que a Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes acessa recursos para a implantação de programas voltados a Educação do Campo, mas por falta de “vontade política” os sujeitos do campo continuam sendo invisibilizados. No sentido de mitigar os efeitos deletérios do paradigma educacional sugere-se, por exemplo, a efetiva implantação da matriz de Educação do Campo, aprovada em 2016, pelo município. A adoção da matriz em questão contribuirá com a promoção de um processo de ensino-aprendizagem mais significativo para os estudantes do campo, posto que os coloca como protagonistas do processo formativo.

PALAVRAS-CHAVE: Campesinato, políticas públicas, território.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Viviane Cristina Silva Lima, FAETEC – ETE Agrícola Antonio Sarlo (ETEAAS) / Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF)

Professora de Ensino Técnico e Extensionista (professor, pesquisador, estudante etc.); FAETEC – ETE Agrícola Antonio Sarlo (ETEAAS) / Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF); Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro; Brasil.

Referências

BRASIL. Parecer CNE/CEB n° 1, de 02 fevereiro de 2006. In: Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão –SECADI. Educação do Campo: Marcos Normativos. Brasília: SECADI, 2012. 96p.

BRASIL. Parecer CNE/CEBn° 1, de 02 fevereiro de 2006. In: Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão –SECADI. Educação do Campo: Marcos Normativos. Brasília: SECADI, 2012. 96p.

BRASIL. Decreto n° 6.755, de 29 de janeiro de 2009. In: Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão –SECADI. Educação do Campo: Marcos Normativos. Brasília: SECADI, 2012. 96p.

CALDART, R. S. Educação do Campo. In: CALDART, R. S.;PEREIRA, I. B.; ALENTEJANO, P.; FRIGOTTO, G. (Orgs.). Dicionário de Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012.

CARAVACA, I. B.; GONZÁLEZ, R. G. Las redes de colaboración como base del desarrollo territorial. Scripta Nova: Revista Electrónica de Geografía y Ciencias Sociales, Barcelona, v. 13, n. 289, 1 mayo 2009.

GRANOVETTER, M. S. The Strength of Weak Ties. The American Journal of Sociology, vol. 78. N° 6 (May, 1973) 1360-1380.

___________________. The Impact of Social Structure on Economic Outcomes. Journal of Economic Perspectives—Volume 19, Number 1. Winter 2005. Pages 33–50.

MOLINA, M. C.; SÁ, L. M. Escola do Campo. In: CALDART, R. S.; PEREIRA, I. B.; ALENTEJANO, P.; FRIGOTTO, G. (Orgs.). Dicionário de Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012.

SANTOS, C. A. Dos. Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA). In: Dicionário de Educação do Campo. CALDART, R. S.; PEREIRA, I. B.; ALENTEJANO, P.; FRIGOTTO, G. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012.

Downloads

Publicado

2021-01-31

Como Citar

Lima, V. C. S. (2021). Os (des)caminhos da Educação do Campo em Campos dos Goytacazes: uma análise das políticas públicas educacionais. Diversitas Journal, 6(1), 1620–1637. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1575