Uma escuta para pensar a formação de professores em contextos inclusivos
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1672Resumo
RESUMO: Este artigo proporciona uma discussão que emerge, no percurso da docência universitária, frente aos desafios e às expectativas que a prática docente impõe aos futuros professores. Nesse percurso, um dos aspectos que chama a atenção dos docentes/pesquisadores da área da inclusão escolar é a dificuldade comumente enfrentada na efetividade da inclusão e da escolarização dos alunos com deficiência e, ainda, como os estudantes constroem, durante sua formação inicial, um conhecimento teórico e prático favorável ao trabalho, com esses alunos, nas escolas regulares de ensino. Assim, essa pesquisa, oriunda de um projeto de PIBIC, já concluído da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), tem por objetivo: problematizar a formação inicial de professores em contextos inclusivos, considerando a inclusão escolar de alunos, com deficiência, nas escolas de educação básica. Na metodologia, optamos por uma pesquisa de natureza qualitativa e a coleta de dados foi realizada, por meio de duas rodas de conversa, com 21 alunos dos cursos de licenciatura da UNEAL. O diário de campo e a escrita de uma carta foram utilizados para registrar as conversas e as experiências com os licenciandos. Os resultados apontam para a importância de momentos nos quais todas as licenciaturas pudessem juntas tratar das lacunas existentes nos cursos, pois, segundo os estudantes, a falta de disciplinas pedagógicas, com um viés inclusivo, nos cursos de licenciatura, implica, diretamente, no profissional que eles se tornarão. Os resultados dizem, ainda, o quanto a troca de experiências/informações que esses momentos propiciam é relevante e somam na formação dos futuros docentes. Desse modo, concluímos que uma formação voltada, para aspectos relativos à inclusão, responde de forma efetiva aos desafios de uma educação que tem, como meta, o acolhimento e a escolarização de cada aluno que frequenta as escolas, o que pressupõe, consequentemente, um olhar cuidadoso para a formação inicial de professores, convocando as instituições de ensino superior a rever as formações oferecidas nos seus cursos.
PALAVRAS-CHAVE: Aluno, Deficiência, Inclusão.
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