Aprendizagem da docência: contribuições do PIBID na formação de professores(as)
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i4-1511Resumo
RESUMO: Este texto resulta de um estudo que buscou analisar a contribuição do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a aprendizagem da docência na formação inicial de professores(as). Foi realizado no âmbito da Universidade Federal do Tocantins (UFT), a partir de uma abordagem qualitativa, com dados recolhidos de fontes documentais e um questionário respondido por estudantes de licenciatura em pedagogia e professores(as) da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os resultados mostram que a inserção dos licenciandos no contexto escolar contribui com a aprendizagem da docência e qualifica à formação de futuros(as) pedagogos(as). As experiências construídas mostram que outras abordagens de formação são possíveis nos cursos de licenciatura, quando a prática educativa é tomada como elemento central da formação.
PALAVRAS-CHAVE: Curso de Pedagogia, Escola de Educação Básica, Teoria e Prática,
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Viviane Drumond
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”