Fatores Determinantes do Nível de Divulgação Ambiental nos Relatórios Contábeis das Companhias Listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE)
DOI:
https://doi.org/10.48017/Diversitas_Journal-v6i3-1768Resumo
RESUMO: A presente pesquisa teve por objetivo averiguar os fatores que podem influenciar o nível de divulgação ambiental nos relatórios contábeis das companhias que fizeram parte da carteira ISE em 13 edições. A teoria da divulgação foi adotada como estrutura teórica e a partir dela foram levantadas sete hipóteses, as quais relacionaram o nível de divulgação ambiental com a participação no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE); tamanho; rentabilidade; endividamento; natureza da atividade; controle acionário; e, níveis diferenciados de Governança Corporativa. A amostra do estudo foi composta por companhias listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da Brasil Bolsa Balcão (B3) durante 13 anos, resultando em 48 companhias e totalizando 624 observações. Os dados foram coletados na base de dados da Reuters®, nas Demonstrações Financeiras Padronizadas, Formulários de Referência, Notas Explicativas, Relatórios da Administração, Relatórios de Sustentabilidade e no sítio da B3. Os resultados encontrados apontaram que as variáveis participação no Índice de Sustentabilidade Empresarial e tamanho exerceram influência positiva e significativa sobre o nível de divulgação ambiental. Por sua vez, a natureza da atividade apresentou significância estatística e associação negativa. Enquanto que as variáveis rentabilidade, dívida financeira, controle acionário e níveis diferenciados de governança corporativa não exerceram influência significativa. Esses resultados convergem parcialmente com encontrados em alguns estudos anteriores e estão em conformidade com alguns pressupostos da teoria da divulgação.
PALAVRAS-CHAVE: Disclosure Ambiental, Teoria da Divulgação, ISE.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Marcos Igor da Costa Santos, Josicleide de Amorim Pereira Moreira, Maria do Rosário da Silva, Bruno César Bezerra Nóbrega de Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”