Fatores Determinantes do Nível de Divulgação Ambiental nos Relatórios Contábeis das Companhias Listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48017/Diversitas_Journal-v6i3-1768

Resumo

RESUMO: A presente pesquisa teve por objetivo averiguar os fatores que podem influenciar o nível de divulgação ambiental nos relatórios contábeis das companhias que fizeram parte da carteira ISE em 13 edições. A teoria da divulgação foi adotada como estrutura teórica e a partir dela foram levantadas sete hipóteses, as quais relacionaram o nível de divulgação ambiental com a participação no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE); tamanho; rentabilidade; endividamento; natureza da atividade; controle acionário; e, níveis diferenciados de Governança Corporativa. A amostra do estudo foi composta por companhias listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da Brasil Bolsa Balcão (B3) durante 13 anos, resultando em 48 companhias e totalizando 624 observações. Os dados foram coletados na base de dados da Reuters®, nas Demonstrações Financeiras Padronizadas, Formulários de Referência, Notas Explicativas, Relatórios da Administração, Relatórios de Sustentabilidade e no sítio da B3. Os resultados encontrados apontaram que as variáveis participação no Índice de Sustentabilidade Empresarial e tamanho exerceram influência positiva e significativa sobre o nível de divulgação ambiental. Por sua vez, a natureza da atividade apresentou significância estatística e associação negativa. Enquanto que as variáveis rentabilidade, dívida financeira, controle acionário e níveis diferenciados de governança corporativa não exerceram influência significativa. Esses resultados convergem parcialmente com encontrados em alguns estudos anteriores e estão em conformidade com alguns pressupostos da teoria da divulgação.

PALAVRAS-CHAVE: Disclosure Ambiental, Teoria da Divulgação, ISE.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2021-08-08

Como Citar

Santos, M. I. da C., Moreira, J. de A. P., Silva, M. do R. da, & Souza, B. C. B. N. de. (2021). Fatores Determinantes do Nível de Divulgação Ambiental nos Relatórios Contábeis das Companhias Listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE). Diversitas Journal, 6(3), 3411–3432. https://doi.org/10.48017/Diversitas_Journal-v6i3-1768