Agricultura Transgênica como Ferramenta para o Desenvolvimento Sustentável e Econômico
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i2-1775Resumo
RESUMO: A biotecnologia aplicada na agricultura fornece meios para fortalecer, melhorar e proteger as plantas contra a ação de intempéries, pragas e agentes patológicos que poderiam afetar a planta no seu processo de desenvolvimento. A transformação genética das plantas traz a possibilidade da validação funcional dos genes individualmente selecionados, como a exploração direta dos transgênicos no melhoramento genético. Tendo em vista o fato de que o Brasil é um dos maiores produtores de alimentos transgênicos, o objetivo deste trabalho é trazer informações acerca da biotecnologia como uma ferramenta auxiliar para o desenvolvimento da agricultura, buscando ressaltar os pontos fortes e aspectos mais importantes dessa área. Ao produzir este artigo, visou-se analisar os trabalhos científicos realizados na área da biotecnologia aplicada em plantas transgênicas, suas vantagens e benefícios na agricultura. Ao analisar os dados obtidos nos trabalhos científicos revisados, conseguiu-se identificar que os alimentos transgênicos trazem várias vantagens para a agricultura e para a economia, como por exemplo: resistência a pragas e doenças; aumento da produtividade; redução de custos; diminuição do uso de pesticidas, herbicidas e defensores; maior tolerância à condições ambientais e climáticas; introdução de características novas à espécie a partir da alteração do genoma e geração de anticorpos nessas espécies transgênicas.
PALAVRAS-CHAVE: Biotecnologia. Geneticamente Modificado. Sustentabilidade.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Andressa Correia Ferro, Alice Karla Lopes Paixão, José Atalvanio da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”