Eficiência de Bacillus thuringiensis no controle de Plutella xylostella (Lepidoptera: Plutellidae) e compatibilidade com inseticidas
DOI:
https://doi.org/10.48017/Diversitas_Journal-v6i3-1849Resumo
RESUMO: O objetivo da pesquisa foi analisar a suscetibilidade de Plutella xylostella (L.) (Lepidoptera: Plutellidae) a isolados de Bacillus thuringiensis Berliner e avaliar a compatibilidade dos isolados mais virulentos com inseticidas registrados para o controle de pragas do repolho. Foi avaliada a eficiência de 13 isolados, através de testes de patogenicidade e virulência (CL50 e TL50) em lagartas de segundo instar de P. xylostella. A compatibilidade entre os isolados e os ingredientes ativos foi realizada a partir da mistura do inseticida no meio de cultura, com posterior inoculação de uma alíquota da suspensão do micro-organismo, sendo avaliado o número de esporos / mL após sete dias de crescimento do entomopatógeno. Os isolados HD-1, HD-4, HD-11, HD-73 e T-07 foram os mais eficientes no controle de P. xylostella, responsáveis por ocasionar mortalidade total das lagartas, com CL50 variando entre 0,75 e 11,66 × 103 esporos / mL e TL50 entre 25,12 e 34,47 h. Os isolados HD-1 e HD-4 apresentaram interação neutra com o ingrediente ativo tiametoxam, sendo positiva para com o isolado T-07, com aumento significativo da esporulação. Os demais ingredientes ativos foram considerados tóxicos em relação ao desenvolvimento reprodutivo de B. thuringiensis.
PALAVRAS-CHAVE: traça-das-crucíferas, bactéria entomopatogênica, controle biológico.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Rogério Teixeira Duarte
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”